Inscrições são prorrogadas para as mil bolsas em TI

Com o propósito de facilitar o acesso à educação de qualidade, a Cubos Academy, uma das maiores edtechs do Brasil, em parceria com o Mercado Livre, disponibiliza, mais de 1.000 bolsas de estudos integrais para os cursos introdutórios de Desenvolvimento de Software e Design UX/UI. Além disso, 100 bolsas de imersão e 10 de aprofundamento nessas áreas serão concedidas para os participantes do programa.  

A inscrição é gratuita e deve ser feita por meio da plataforma da Beta Hub, iniciativa do Mercado Livre criada para apoiar jovens na tecnologia. Após finalizar o cadastro, o candidato receberá o formulário de inscrição por meio do WhatsApp para que possa prosseguir com a sua inscrição na página da Cubos Academy e acompanhar todas as etapas do processo seletivo. Esse processo é necessário para concorrer a todos os cursos, incluindo os introdutórios, imersões e os de aprofundamento.  

Para se inscrever nos cursos introdutórios e de imersão é necessário ter entre 16 e 18 anos e estar cursando ou ter concluído o ensino médio. Para estimular a participação de grupos com pouca participação na área de TI, as 100 vagas destinadas para as imersões serão preferencialmente divididas igualitariamente entre mulheres (cis ou trans) e pessoas não-binárias e pretas.  

Já para os cursos de aprofundamento que equivalem a um técnico, o candidato precisa ter no mínimo 18 anos, ensino médio completo e obrigatoriamente precisa ter concluído algum dos cursos de introdução. O processo de imersão começa no dia 08 de janeiro totalmente online, o que implica na necessidade de o candidato dispor de computador/tablet e internet.  

Vale ressaltar que não é necessário ter conhecimento prévio nas áreas de estudo, pois a Cubos Academy oferece todo o suporte necessário para começar a estudar TI do zero.  

“Parte da força de identidade que temos enquanto empresa vem desses programas que garantem que realidades sejam transformadas por meio da educação. Com essa nova rodada de bolsas, junto a outras iniciativas feitas este ano, teremos impactado mais de 7 mil vidas, isso é um grande privilégio para nós, enquanto edtech. Além disso, também estamos focados em estimular cada vez mais mulheres e pessoas pretas a entrarem no mercado de TI’’, ressalta José Messias Júnior, CEO e founder da Cubos Academy.  

As aulas dos cursos introdutórios serão disponibilizadas na plataforma Cubos, no modelo assíncronas. Ou seja, podem ser acessadas posteriormente em um horário que for mais conveniente para os estudantes. Além disso, os interessados poderão se inscrever em um ou mais cursos disponíveis.  

Para além dos introdutórios à tecnologia, a edtech também concede acesso aos conteúdos especiais sobre soft skills e demais habilidades que auxiliarão os participantes a reconhecerem o perfil esperado no mercado tech, por exemplo como se preparar para entrevistas de emprego e técnicas de como destacar o perfil no LinkedIn. Após a conclusão dos cursos, serão disponibilizados certificados de participação. 

Já para os estudantes que irão concorrer às bolsas de imersão na área desejada é necessário concluir um dos dois cursos introdutórios. Após, o candidato preencherá um formulário de motivação, com o objetivo de mensurar os objetivos do estudante durante o período de ensino e a edtech analisará a trajetória e desenvolvimento do participante.  

Os cursos aprofundados têm carga horária de 600 horas e os alunos poderão contar com mentoria ao vivo para que seja possível tirar dúvidas sempre que necessário. Além disso, a edtech disponibiliza um time voltado para a experiência e empregabilidade do estudante e um canal na plataforma Discord para dúvidas e interação entre alunos. 

Outras 5 mil oportunidades para estudantes do interior do Brasil 

Em parceria com ENGIE Brasil Energia, a Cubos Academy também disponibiliza, totalmente gratuitas, mais de 5.000 bolsas de estudos integrais para os cursos introdutórios de Desenvolvimento de Software, Design UX/UI, Análise de Dados e Product Management. Além disso, outras 100 bolsas de aprofundamento nessas áreas serão concedidas para os participantes do programa.  

As inscrições acontecem no site da Cubos Academy, de 25 de setembro a 18 de dezembro, e são destinadas a pessoas que moram em cidades do interior dos seguintes estados: Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantis. Para conferir todas as cidades comtempladas, basta acessar a home page do site de inscrição.  

Mais de sete mil vidas impactadas pela educação em TI 

Até o momento, quase oito mil bolsas já foram oferecidas pela Cubos Academy em conjunto com empresas parceiras. Somente em 2023, em parceria com o iFood, mais de mil pessoas puderam se formar gratuitamente no curso integral de Programação Back-end. Outros 5 mil estudantes também estão sendo impactados pelo programa de bolsas em parceria com a ENGIE Brasil. Agora, por meio da parceria com o Mercado Livre, ao todo, mais de 7.500 mil pessoas já foram impactadas pelas ações de concessão de bolsas da Cubos Academy.