Hub brasileira apresenta cases em eventos internacionais de construção civil

No mês de março, a Conexão BIM, empresa que atua conectando os profissionais e empresas às demandas do Building Information Modelling, estiveram em solo europeu para importantes eventos no ramo da construção civil, focados na expansão e estudo das novas metodologias a serem aplicadas na área.

O International Standards Summit, em Roma, promovido pela buildingSMART International, é um dos mais importantes fóruns sobre BIM, e tratou de relevantes temas para os especialistas em BIM. Já o Rebuild 2023, que aconteceu em Madrid, reuniu as principais empresas, marcas da área de construção civil industrializada, tratando de temas atuais e de impacto global, sobretudo no que diz respeito ao impacto ambiental, descarbonização, ESG, entre outros. E por fim, o BIM Autarquias, em Lisboa, que debateu a importância do BIM e cases reais de aplicação. Além da presença de Késia Alves e Fabbio Péra, estiveram presentes os brasileiros Carlos Dias e Alex Roda, como parte da Comissão da BuildingSMART Portugal.

Em Portugal, no Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), foi o palco do BIM Autarquias, encontro em que funcionários da câmara se reuniram para debater o futuro da construção, proporcionando um debate de ideias entre todos os participantes, estimulando a troca de experiências e a discussão de soluções inovadoras para o futuro da construção em Portugal. Encerrando as apresentações do evento, a Eng. Késia Alves, da Conexão BIM, apresentou casos reais sobre a implementação da metodologia no setor público no Brasil, bem como um breve resumo do trabalhos do Projeto Liga BIM Prefeituras e comentou sobre as ações relevantes que o hub tem desenvolvido, focando na conexão entre profissionais e grandes players do mercado aos órgãos públicos.

Já em Roma, no International Standards Summit, foram discutidas pautas sobre um futuro diverso e sustentável, com foco no openBIM – abordagem que visa melhorar a eficiência e a qualidade do processo construtivo, permitindo que diferentes sistemas e plataformas sejam conectados de forma mais eficiente para otimizar o fluxo de trabalho. Durante o fórum, os participantes puderam se conectar com a comunidade, explorar o mercado openBIM e participar de salas de discussão da buildingSMART. “Estar com líderes internacionais, da Bélgica, Noruega, Suíça, foi uma experiência enriquecedora”, complementa a engenheira Késia Alves, que esteve presente no primeiro dia da abertura do evento. Destaca também que além da importância da presença do Brasil neste importante evento, ela era a única mulher brasileira presente.

Atualmente, Késia e os demais integrantes brasileiros presentes no evento fazem parte da BuildingSMART Portugal, a convite do engenheiro José Carlos Lino, pois o Brasil ainda não possui um capítulo nacional para representá-lo. “Esta é uma das ações dos inúmeros projetos que o BIM Forum traz como pauta e por isso acredito que muito em breve estaremos com mais brasileiros presentes num evento de tamanha relevância para a nossa área”, comenta Késia. 

Em Madrid, no REBUILD 2023, foram abordados temas como construção extra local, sustentabilidade e inovação de materiais e digitalização. A presença da Conexão BIM no evento proporcionou novas descobertas acerca das últimas tendências, soluções e sistemas na área de construção, que contou com 400 marcas expositoras. “Estar presente no REBUILD é ganhar referências para o futuro da construção, principalmente nós, profissionais que buscamos e promovemos a competitividade e a inovação”, comenta Késia, a partir da experiência no fórum, que reuniu cerca de 20.000 pessoas, entre expositores e compradores.

Durante o REBUILD, a equipe teve a oportunidade de se conectar com figuras influentes do setor, como as autoridades do governo espanhol Juan Tejeador Carnero e Jesús Manuel Gómez García, além da brasileira Daniela España, diretora do BIM Brasil, responsável pela apresentação dos cases brasileiros premiados no 4° BIM CREA-SC.

O principal motivador para essa missão à Europa foi a premiação obtida pelos vencedores do prêmio BIM de projetos, brindados com a inscrição e participação no REBUILD, cedida pelo arquiteto Ignasi Perez, diretor do evento Rebuild. Este prêmio acontece todos os anos dentro da agenda de eventos do BIM CREA-SC. A conexão foi estabelecida por Daniela España, brasileira e um dos grandes nomes em Barcelona, com diversos projetos de disseminação através da BIM BRASIL.

O último compromisso foi a palestra realizada na Empresa de Mobilidade de Lisboa (EMEL). Estiveram presentes os principais técnicos do setor de projetos, dentre eles a engenheira Célia Penedo e a diretora Rita Gonçalves. Após a apresentação, a diretora decidiu dar início ao processo de implementação dos projetos. Além disso, foi acordado o desenvolvimento de um projeto em parceria com a equipe da LIGA BIM Prefeituras, em apoio à EMEL. “É mais que um presente para nós e consagra essa viagem como simplesmente sensacional,” diz Késia Alves. “Levamos agora na bagagem muitas experiências, conexões e também oportunidades de desenvolver um grande projeto, em parceria com Portugal. Será incrível”, finaliza a engenheira.

Reconhecida como especialista no ramo da construção civil brasileira, Késia Alves tem vasta experiência em Building Information Modeling (BIM). Iniciando sua carreira no mercado em 2005, foi na empreiteira CONENGE (SC), onde aprendeu a base de gestão, planejamento e controle de obras de infraestrutura, atuando em projetos para grandes clientes como a Petrobras. Segundo Késia Alves, o BIM no Brasil está em um estágio estruturado em relação a vários países da América do Sul. “O país tem uma estratégia Nacional de disseminação, com quatro estados em desenvolvimento de planos de implementação, sendo eles SC, RS, PR e MG, e diversos órgãos públicos já exigindo BIM em suas contratações”, explica ela. “Bancos e entidades de fomento também já entenderam a importância da tecnologia, com decretos, leis, e iniciativas da sociedade civil, ABDI, Senai, CONFEA, CAU e SINAENCO”, conclui.