Como os latino-americanos realizam seus pagamentos? Mastercard revela as preferências por trás dos métodos de pagamento escolhidos na América Latina e Caribe.

A digitalização da economia foi impulsionada no mundo todo, e a região da América Latina e Caribe não ficou para trás. Em um mundo em constante mudança, as inovações tecnológicas estão alterando a forma como interagimos diariamente, e isso se estendeàindústria de pagamentos, transformando a maneira como os pagamentos cotidianos são realizados e como as pessoas gastam ou gerenciam seu dinheiro.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20231129599578/pt/

(Graphic: Business Wire)

(Graphic: Business Wire)

Para saber mais sobre os principais métodos de pagamento e fatores que os consumidores levam em consideração no momento de fazerem suas escolhas, a Mastercard apresentou, durante o Mastercard LAC Innovation Forum 2023, sua nova pesquisa, que investiga os comportamentos de pagamento dos consumidores em 14 países na América Latina e no Caribe.

Entre as principais descobertas está que, nos últimos anos, o uso de vários métodos de pagamento alternativos aumentou: 77% dos consumidores utilizaram pagamentos eletrônicos, sendo o crédito e débito os instrumentos de pagamento mais utilizados tanto online quanto em lojas físicas. O débito foi destacado como o método de pagamento digital mais importante, sendo utilizado por 63% dos consumidores.

“A digitalização na América Latina é um fenômeno que veio para ficar, pois se apresenta como uma solução para as necessidades que os latino-americanos enfrentam diariamente. A Mastercard é conhecida por estar na vanguarda das tendências tecnológicas mais atuais, o que inclui inovar no ritmo dos consumidores. Novos métodos de pagamento tornaram-se ferramentas que facilitam pagamentos e transações, razão pela qual a Mastercard se associou a várias carteiras digitais em diversos mercados na América Latina e no Caribe, com o objetivo de proporcionar a melhor experiência de pagamento a todos os consumidores”, afirmou Walter Pimenta, Vice-Presidente Executivo de Produtos e Engenharia para a América Latina e o Caribe da Mastercard.

De braços abertos: consumidores latino-americanos estão abertos ao uso de tecnologias em pagamentos

As pessoas na América Latina e no Caribe continuam a demonstrar que estão abertos a testarem novos métodos de pagamento eàadoção de métodos de pagamento eletrônicos. Nesse sentido, os cartões continuam sendo o meio preferido, e o uso de métodos digitais alternativos aumentou exponencialmente, enquanto o uso de dinheiro em espécie diminuiu.

O uso de dinheiro em espécie tem diminuído nos últimos anos, com um terço dos consumidores indicando que sua preferência por essa opção foi deslocada pela digitalização dos pagamentos. Além disso, mais da metade dos consumidores que participaram da pesquisa (63%) afirmaram sentir-se muito confortáveis utilizando novas tecnologias. Nesse contexto, vale ressaltar:

  • Cartões de débito são o método de pagamento mais utilizado, com uma taxa de uso de 55% e 41% para compras em lojas físicas e online, respectivamente. Nesse cenário, o Chile é o país com a maior penetração de cartões de débito, tanto em lojas físicas (82%) quanto online (72%).
  • 50% dos consumidores indicam que a adoção de pagamentos eletrônicos é motivada pela redução do uso de dinheiro em espécie. A segunda razão, com 45%, deve-seàvelocidade da transação. Mais do que em qualquer outro mercado na região, 60% dos usuários argentinos carregam menos dinheiro físico consigo.
  • Embora a introdução de novos métodos de pagamento tenha aumentado, os consumidores preferem carteiras digitais ao fazer uma compra em uma loja devidoàconveniência (45%), rapidez (44%) e acessibilidade/experiência do usuário (44%).

  • Dois terços dos consumidores utilizam carteiras digitais para transações online ou em lojas físicas. Os países que mais fazem uso desse tipo de pagamento são Argentina e Uruguai, onde mais de 80% dos consumidores já o utilizaram.
  • As carteiras digitais atraem, principalmente, jovens adultos, ainda mais quando falamos em pagamentos online. 44% dos consumidores entre 18 e 30 anos citaram a conveniência como o principal fator que impulsiona suas preferências de pagamento online.

  • Ao fazer uma compra, 44% dos consumidores utilizam um dispositivo móvel para realizar transações.O país onde esses dispositivos são mais usados para pagamentos é o Brasil (86%), enquanto na Jamaica é o oposto, e esse tipo de pagamento não foi implementado na maioria dos casos (13%).

Segurança: um fator chave no uso de cartões

Dentro do ecossistema de pagamentos, os consumidores buscam experiências sem atritos que lhes permitam realizar e receber pagamentos de forma fácil, rápida e, principalmente, segura. A segurança – e especificamente o medo de fraudes – é o principal fator que determina o comportamento do consumidor em relação aos métodos de pagamento que utilizam. Na verdade, 83% dos latino-americanos indicaram que as características de segurança são o aspecto mais influente ao escolher qual método de pagamento usar, seguido pela proteção das informações financeiras do consumidor, com 79%.

Quando se trata de pensar em métodos de pagamento seguros, os cartões de débito ocupam a primeira posição. De acordo com os entrevistados, os cartões de débito são o método de pagamento no qual confiam plenamente (36%), seguidos por transferência bancária (34%) e cartões de crédito (27%). Neste caso, os respondentes uruguaios se destacam, sendo 67% daqueles que se sentem mais seguros ao realizar transações com seus cartões de débito, enquanto os colombianos são os que os consideram menos seguros (11%).

“Sabemos que os ciberataques são uma preocupação crescente na região da América Latina para todos os consumidores. As pessoas merecem ter a capacidade de realizar pagamentos de forma conveniente, rápida e fácil sem comprometer sua segurança. É por isso que a Mastercard está, continuamente, tomando as medidas necessárias para fortalecer a proteção de nossos consumidores por meio de uma estratégia abrangente de cibersegurança. Para garantir um ecossistema digital seguro, utilizamos análise de dados e inteligência artificial para identificar vulnerabilidades antecipadamente e ativar escudos de proteção automáticos para todos os nossos consumidores,” disse Pimenta.

Privacidade como uma prioridade máxima.

Os consumidores na América Latina e no Caribe estão altamente preocupados com a privacidade de seus dados no mundo das transações digitais, uma vez que 73% dos entrevistados afirmaram que a privacidade é uma prioridade máxima e que sempre escolhem métodos de pagamento que protegem os dados do usuário.

Além disso, 96% afirmam que adotam medidas para proteger seus dados. Entre as principais medidas que os entrevistados tomam para proteger sua privacidade estão:

  1. Utilizar plataformas de pagamento seguras e confiáveis – 45%

  2. Evitar o compartilhamento de informações financeiras sensíveis online – 45%

  3. Utilizar senhas fortes e únicas para contas financeiras – 44%

O novo estudo completo da Mastercard sobre o Comportamento de Pagamento do Consumidor da está disponível aqui.

Escopo e metodologia da pesquisa

Os mercados estudados foram Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Peru, Uruguai, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, México, República Dominicana, Jamaica e Porto Rico. A pesquisa ocorreu entre 1 de novembro de 2023 e 19 de novembro de 2023 e foi realizada com 9.489 adultos com 18 anos ou mais.

SOBRE A MASTERCARD (NYSE:MA)

A Mastercard é uma empresa de tecnologia na indústria global de pagamentos. Nossa missão é conectar e impulsionar uma economia digital inclusiva que beneficie a todos, em todos os lugares, tornando as transações seguras, simples, inteligentes e acessíveis. Utilizando dados e redes protegidas, parcerias e paixão, nossas inovações e soluções ajudam indivíduos, instituições financeiras, governos e empresas a alcançarem seu maior potencial. Nosso índice de decência, ou DQ, orienta nossa cultura e tudo o que fazemos dentro e fora da nossa empresa. Com conexões em mais de 210 países e territórios, estamos construindo um mundo sustentável que abre possibilidades inestimáveis para todos.

www.mastercard.com

https://www.instagram.com/mastercardlatam/

Contato:

Mastercard

Rob Vila

rob.vila@mastercard.com

Fonte: BUSINESS WIRE