Automação logística vem se mostrando eficaz na indústria

A automatização logística é um conceito que engloba o uso de tecnologias e recursos próprios para realizar tarefas de forma programada e automática. Nesse sentido, sistemas de gestão, por exemplo, ficam responsáveis pela emissão de documentos e indicam o melhor roteiro de entregas de mercadorias. Segundo informações da empresa TOTVS, a automatização logística emergiu com o intuito de transformar os processos industriais, oferecendo uma combinação de maior eficiência e resultados em diversos setores.

Segundo um estudo realizado pela McKinsey & Company, Inteligências Artificiais que impulsionam a automação dentro do setor logístico podem reduzir em 10% os gastos com a mão de obra. Além disso, o transporte é outra área cuja automação de serviços (com o auxílio de softwares como roteirizadores e TMS) pode reduzir bastante os gastos que, atualmente, giram em torno de 63,5% de todo o custo logístico total. Além disso, a automatização logística está possibilitando uma análise de dados mais abrangente, fornecendo insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas. Ao aproveitar tecnologias como inteligência artificial e machine learning, as empresas podem antecipar demandas, otimizar rotas e melhorar a alocação de recursos.

A logística automatizada tende a gerar a diminuição do tempo de espera entre a compra e a entrega, fator determinante para que o cliente finalize a compra. “A automação e redução do shipping time com o uso de sorters em nossos centros de distribuição, são capazes de processarem mais de 345 mil encomendas por dia”, comenta Bruno Henrique, VP de Operações e Transportes da companhia Sequoia. Ao todo, são 22 sorters nos Centros de Distribuição da Sequoia, que estão situados, estrategicamente, em locais com facilidade de acesso às principais rodovias e terminais de transporte de carga do Brasil. Entre eles, os Portos de Santos (SP), Navegantes e Itajaí (SC). Outro exemplo disso é a empresa Prevemax, com a implementação de logística automatizada reduziu seus custos de frete de 7% para 4,5%, no último ano de 2023, segundos dados InforChannel.

A adoção da automatização logística não é apenas uma questão de modernização, mas sim uma necessidade para permanecer competitivo em um mercado global cada vez mais exigente”, afirma o especialista Luis Campos. “Aqueles que investem em tecnologias automatizadas estão posicionando suas operações para alcançar níveis inéditos de eficiência e qualidade.” À medida que a automatização logística continua a evoluir, espera-se que seu impacto na eficiência e qualidade dos processos industriais seja ainda mais pronunciado. As empresas que abraçam essa tendência estão liderando o caminho rumo a um futuro logístico mais inteligente, ágil e lucrativo.