Proprietários de dados e organizadores de dados: qual é a diferença?

post sobre como identificar os proprietários de dados estimulou muito interesse, mas também muitas perguntas. Fui questionada várias vezes ao longo dos anos (na verdade, recebi um e-mail com a mesma pergunta enquanto estava realmente escrevendo este post) que é o tópico deste blog:

Qual é a diferença entre Proprietários de Dados e Administradores de Dados?

Este tópico causa muita dúvida, e pesquisando encontrará muitos artigos que discutem Propriedade e Administração de Dados, além de Governança de Dados. Isso pode facilmente levar você a acreditar que há duas ou até três disciplinas separadas de gerenciamento de dados em discussão. Para esclarecer a situação – Propriedade e Gerenciamento de Dados são componentes importantes da Governança de dados (embora não sejam os únicos).

Acredito enfaticamente que não existe uma estrutura padrão de Governança de Dados, porém há três coisas importantes que você deve incluir na estrutura de Governança de Dados para que seja bem-sucedida e são uma parte essencial da minha metodologia: políticas, processos, papéis e responsabilidades, que abrange proprietários de dados e data stewards.

Framework: Políticas, processos, papéis e responsabilidades

Para entender as diferenças, é necessário examinar o que cada uma dessas funções faz. Vamos começar pelos proprietários de dados, que pode ter outro nome se for pertinente a organização.

Proprietários dos dados são os responsáveis pela qualidade de um ou mais conjuntos de dados. Parece simples, todavia, abrange atividades como garantir que haja definições e ações adequadas em relação a problemas de qualidade de dados e o Relatório de qualidade de dados. São profissionais com autoridade e recursos disponíveis para realizar atividades, caso contrário haverá um comprometimento da efetividade do seu papel.

Agora, esses profissionais precisam dividir suas responsabilidade com os data Stewards, que lhe auxiliam e validam a qualidade dos seus dados. Nicola já escreveu diversas vezes sobre estas funções e atualmente prefere que os proprietários dos dados, podem nomear um ou mais Data Stewards para ajudá-los a assumir essas responsabilidades em um dia a dia.

Nota da Tradutora: data stewards tem uma tradução inadequada para o português e mantive o termo, porém podemos encontrar os perfis dos gestores de dados, administradores de dados e dos curadores de dados que podem ter funções semelhantes ao data stewards.

E na prática?

Para uma definição de dados, classificaria o Proprietário do Dados como responsável por essa atividade, porém para resolver problemas de qualidade, o Data Steward, analisa o problema e indica as ações corretivas para o Proprietário dos Dados aprovar.

Outra pergunta frequente é:

Você precisa de Proprietários e Data Stewards?

Não existe uma resposta padrão, pois ela depende do tamanho da sua organização. Para grandes organizações, você provavelmente precisa de ambas as funções. Se você não tem muitos funcionários, talvez não.

Um dos clientes que atuei possuía aproximadamente 200 funcionários, decidimos quem seriam os Proprietários de Dados e que estes nomeassem seus Data Stewards, porém, já havia metade dos funcionários da organização sendo Proprietário ou Data Steward, o que claramente não foi adequado.

A solução proposta foi a retirada da figura dos Data Stewards e que essas atividades fossem englobadas as funções dos Proprietários com a mesma autoridade, porém com maior nível de expertise e dedicação para resolver questões técnicas e funcionais dos dados.  

 Já em outra organização, o mais apropriado foi manter os Proprietários dos Dados com perfil sênior (por exemplo, o Diretor Financeiro era o proprietário dos Dados Financeiros). Cada Proprietário dos Dados nomeou um Data Steward para atuar como representante e ajudá-los com suas responsabilidades de Governança de Dados.

Proprietários e Data Stewards de dados não têm a mesma função, mas estão envolvidos nas mesmas atividades, os Data Stewards estão mais ligados a questões básicas cotidianas enquanto os Proprietários focam na tomada de decisão relacionada aos dados e ambas atividades contribuem para a efetividade da Governança de Dados.

Artigo original: Data Owners and Data Stewards – What is the difference de autoria de Nicola Askham. 

Agradecimentos: revisão de Juciana Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest