Como identificar os proprietários de dados adequados?

Um dos itens do check list de governança de dados é “definir funções e atribuir responsabilidades”.

Sempre inicio definindo os Proprietários de dados como indivíduos seniores responsáveis pela qualidade de um ou mais conjuntos de dados, mas essa descrição é um tanto genérica e pode ter outra titulação.

Nas oficinas de Governança de Dados que realizo, uma das perguntas mais frequentes, é como identificar as pessoas corretas, qual perfil ideal para um Proprietário de dados?

Quem já atuou na implementação de um programa de governança de dados entende como é importante ter as pessoas corretas nessas funções, e também como pode ser difícil identificá-las. Compartilho uma abordagem simples para apontar de maneira assertiva os proprietários de dados:

Faço muitas perguntas como:

Comece analisando os vários departamentos e seu relacionamento com um conjunto de dados específico. Quando preciso identificar o Dono dos dados para os dados do cliente por exemplo, procuro qual a área de negócios é mais afetada quando estes dados estão errados e questiono:

· Quem se responsabiliza quando os dados estão errados?

· Qual equipe provavelmente será a primeira a identificar problemas de qualidade de dados?

Ha uma crença que o Proprietário dos Dados sempre deve ser a área que armazena ou acessa os dados. Porém, na minha experiência, não se deve descartar a possibilidade de o responsável estar em outro departamento.

Independente da área, estes proprietários dos dados devem ser comprometidos podendo ser um produtor ou consumidor de dados. Caso contrario será improvável que tenham interesse suficiente na qualidade desses dados para desempenhar adequadamente a função.

Depois de localizar o departamento mais interessado nos dados, você estará apto a nomear o indivíduo mais adequado para assumir a função de Proprietário dos dados.

Lembre-se de que, para melhorar a qualidade dos dados, o candidato a proprietário dos Dados precisa ser devidamente sênior e ter recursos à sua disposição. Portanto, identifique o indivíduo nessa área que possui:

· Autoridade para alterar processos de negócios e sistemas de TI com a finalidade de promover a qualidade dos dados

· Acesso ao orçamento e recursos para resolver problemas de qualidade dos dados

· A capacidade de demandar atividades de limpeza de dados.

Se você encontrar alguém que se encaixa nesses critérios, é muito provável que ele seja o proprietário dos dados apropriado. Essa abordagem sempre funcionou para mim, embora às vezes possa levá-lo a direções inesperadas.

Por exemplo, em uma seguradora, identificava o proprietário dos dados do cliente, acabei seguindo esta rota: primeiro, contatei os avaliadores que decidem sobre quem recebe uma apólice de seguro e quais dados são necessários sobre os clientes para que essa decisão seja tomada. Eles me explicaram que, como a empresa atuava com linhas pessoais em massa, não se envolviam com políticas individuais e nem se interessavam em dados específicos sobre clientes individuais.

Em seguida, tentei o departamento de cadastro, que contatava os clientes por telefone inserindo informações no sistema. Mas, novamente, eles não tinham nenhum interesse real na qualidade dos dados. Não coube a essa área decidir o que seria cadastrado e armazenado nem impactaria suas atividades se os dados estivessem incorretos. Finalmente, depois de identificar quais áreas usavam estes dados e seriam impactadas, consegui identificar a área de Marketing.

Não esperava que esse departamento fosse o proprietário dos dados do cliente, mas me equivoquei. O Departamento de Marketing era responsável pelo envio de apólices  e por manter o os dados corretos dos clientes.

Se estes dados estivessem errados, as renovações não chegavam destinatários impactando nos negócios. Assim que expliquei meu objetivo, eles imediatamente concordaram que eram eles de fato os proprietários, pois tinham vital interesse na qualidade desses dados.

Espero que isso ajude você a identificar os Proprietários de Dados corretos para sua organização, pode não ser fácil uma cooperação, será necessário um trabalho em parceria e praticar suas habilidades de influência e comunicação!

Lembre-se de que encontrar os Proprietários de Dados adequados é apenas um dos itens do check list gratuito de Governança de Dados.

Artigo original: How To Identify The Right Data Owners? de autoria de Nicola Askham. 

Agradecimentos: revisão de Juciana Rodrigues

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.