Onde encontro uma estrutura padrão de governança de dados?

Fonte: Nicola Askham

Muitas vezes me perguntam: ‘onde posso encontrar uma estrutura padrão de governança de dados?’ e, como acontece com muitas perguntas sobre governança de dados, minha resposta é sempre a mesma… nem sei se existe. Eu nunca considerei essa questão sinceramente porque sei através de minha experiência que não dará certo.

E se refletir sobre isso, se houver uma estrutura padrão para Governança de Dados provavelmente foi projetada como um exercício teórico e não de forma customizada para a organização que primeiramente precisa considerar os motivadores para adotar a governança de dados e, em seguida, projetar e implementar uma estrutura que atenda a essas necessidades.

Posso (quase) garantir que, como qualquer framework padrão não foi projetado especificamente para a organização não atenderá às suas necessidades, será muito complexo para implantar, complicado para conhecer e disseminar aos pares e abranger atividades que realmente não são apropriadas além de demandar mais recursos.

Portanto, embora eu acredite que não exista uma estrutura padrão de governança de dados, há pilares para que seja bem-sucedida: politicas, procedimentos, funções, processos para que todos em sua organização estejam na mesma página e, será peculiar em cada empresa.

NT: em minha opinião, aculturamento voltado a dados, comunicação e pessoas são partes fundamentais no programa e também tem características únicas.

Uma simples busca irá mostrar dezenas de modelos prontamente disponíveis para download – mas você conhece aquela velha frase: “não existe refeição grátis?” . Ela se aplica muito bem. O custo que ocorrerá quando sua estrutura padrão de governança de dados inevitavelmente falha em obter os resultados desejados pode ser enorme.

NT: não só no âmbito financeiro, mas de recursos como mão de obra e tempo, além de credibilidade.

Mesmo corrigindo os erros e personalizando um novo programa, será mais difícil conseguir apoio e engajamento. E, sinceramente, é difícil empolgar e encorajar as pessoas com a Governança de Dados, ainda mais depois de um fracasso.

Então, se encontrar alguma estrutura padrão de Governança de Dados com a promessa de ser a bala de prata, a maneira mais fácil, por favor, prometa-me que irá desconsiderar. Não vale seu tempo, esforço e credibilidade na sua organização. Use seus recursos para descobrir o que sua organização precisa e implementar uma estrutura que reflita isso.

NT: é muito comum essas promessas de algumas consultorias e ferramentas disponíveis no mercado, sugiro que solicite referências e analise o status no mercado, isso pode prevenir muita dor de cabeça.

Para ajudá-lo, disponibilizo gratuitamente minha lista de verificação de itens essenciais na implementação uma Estrutura de Governança de Dados adequada. Se quiser pode me contatar através do meu blog ou me enviar um email: question@nicolaaskham.com .

NT: Como sugestão, finalizo com este artigo que traduzi anteriormente: Seis princípios para uma governança de dados bem-sucedida, que complementa este artigo.

Artigo traduzido e com tradicionais “pitacos” mas originalmente Where Can I Find a Standard Data Governance Framework? de autoria de Nicola Askham

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.