Uma ideia brilhante – gestão por assinatura

A Tractionfy montou um sistema que permite ao empresário terceirizar o BackOffice economizando com isso.

ABRACD

A Tractionfy se lançou no mercado em 2022 sendo um projeto de startup moderna que saiu de dentro do escritório de contabilidade Aleixo e Silva, oferecendo um sistema de gestão financeira por assinatura para “desburocratizar a vida dos empreendedores brasileiros”.

“Com os nossos serviços, o empresário pode focar os esforços no que é o coração do negócio dele”, afirma Luciano Aleixo, fundador e CEO da Tractionfy. “Ele pode delegar todas as funções que não sejam core.” Outro benefício é gastar menos. “Acumuladamente, já geramos uma economia de milhares de reais para os clientes.”

Este cálculo é feito levando em consideração o custo de manter um departamento interno para lidar com o administrativo, financeiro, folha de pagamento, contabilidade e controladoria versus o custo de assinar a Tractionfy, que tem um ticket médio que equivale a um salário de um colaborador.

Geralmente, é o próprio empresário ou um diretor financeiro na empresa que interage com a Tractionfy. “Fazemos todo esse esforço que muitas vezes são tarefas repetitivas: rodar folha de pagamento, obrigações acessórias, admissão, extinção de vínculo trabalhista, emissão e pagamento das vias de impostos e emissão das cobranças; esse tipo de tarefas.”

A plataforma da Tractionfy concentra todos os dados relevantes do cliente, proporcionando análises profundas acerca de seu negócio. A analogia que gostamos de fazer é com o impacto revolucionário da Nuvem no setor de tecnologia, para o ambiente de backoffice.

Anteriormente, os custos e a complexidade para manter a infraestrutura necessária para operar uma empresa de tecnologia eram proibitivos. Contudo, com a introdução da Nuvem, houve uma significativa redução tanto nos custos quanto no tempo necessário para lançar produtos no mercado, e falando nisso a Tractionfy é parceira da Microsoft e sua plataforma utiliza as ferramentas mais modernas e seguras para tratar os dados dos clientes, não podemos esquecer da inteligência artificial que trabalha para manter tudo em ordem.

A ideia de montar a Tractionfy surgiu da experiência de Luciano Aleixo como contador e Roberto Oliveira na área de tecnologia. Luciano já tinha fundado a Contabilidade Aleixo e Silva onde atende grandes empresas como industrias e varejos, porém percebeu que as PME’s precisavam de um serviço com a mesma qualidade porém mais escalável. Quando, em uma conversa com seu sócio, percebeu a força da automação digital e das novas ferramentas de business intelligence, “Foi um clique pra mim”, disse ele. “Conversei com meu sócio longamente e fiz uma pesquisa com alguns empreendedores. Foi unânime que é muito difícil ter um negócio no Brasil, e todas essas dores de backoffice eram um lugar-comum.”

Luciano juntou-se a sócios da área de contabilidade e de tecnologia para lançar a Tractionfy com uma pegada bem tecnológica. “Resolvemos toda a dor de cabeça do seu financeiro, contabilidade, DP, fiscal e controladoria”, é isso que promete no site da empresa. Foi uma adaptação ao mercado PME’s do Brasil.
“Quando falei com alguns empresários, ficou muito claro que a dor era mais do que só a contabilidade.”

Em um mundo empresarial cada vez mais dinâmico e competitivo, a inovação não é apenas desejável, é essencial, aqui na Tractionfy, estamos na vanguarda dessa inovação com a nossa abordagem exclusiva: a Gestão Finabil, este conceito, que integra de maneira inovadora a gestão financeira e contábil, não é apenas uma tendência – é uma revolução necessária.

O Que é Gestão Finabil?

Gestão Finabil é a fusão sinérgica da gestão financeira com a contabilidade, esta abordagem inovadora permite uma visão holística e integrada das finanças empresariais, garantindo uma tomada de decisão mais informada e estratégica.

Em vez de tratar finanças e contabilidade como entidades separadas, a Gestão Finabil as une, criando um fluxo de informações mais coeso e eficiente.

Por Que a Gestão Finabil é Necessária?

Visão Integrada: Tradicionalmente, as empresas operam com a visão por caixa (focada no fluxo de caixa) e a visão por competência (focada em receitas e despesas reconhecidas).

Prevenção de Problemas Financeiros: A falta de integração entre os departamentos financeiro e contábil pode levar a discrepâncias, erros de interpretação e, em última instância, decisões financeiras mal informadas.

A Gestão Finabil elimina essas barreiras, assegurando uma maior precisão e consistência nas informações financeiras.
Otimização de Processos: A integração de sistemas e processos entre as áreas financeira e contábil resulta em uma maior eficiência operacional, isso não só economiza tempo e recursos, mas também aumenta a confiabilidade dos dados.

Tomada de Decisão: Com uma visão mais clara e integrada, os gestores podem tomar decisões mais informadas e estratégicas, alavancando o crescimento e a sustentabilidade da empresa.

A Gestão Finabil introduz uma nova perspectiva: a “Visão Convergente”.
Esta visão combina o melhor dos dois mundos, oferecendo uma análise mais abrangente e precisa da saúde financeira da empresa.

A Visão Convergente é uma abordagem integrativa que combina a visão por caixa (fluxo de caixa) e a visão por competência (reconhecimento de receitas e despesas) em uma única e poderosa perspectiva de gestão.
Essa visão permite que as empresas tenham um entendimento profundo e abrangente da saúde financeira, facilitando decisões mais estratégicas e informadas.

A Visão Convergente na Gestão Finabil é mais do que uma inovação; é uma revolução na forma como as empresas entendem e gerenciam suas finanças, ao adotar essa abordagem, as empresas ganham uma ferramenta poderosa para navegar com sucesso em mercados voláteis, tomar decisões informadas e alcançar um crescimento sustentável.

Na Tractionfy, estamos na linha de frente dessa revolução, capacitando empresas com insights e ferramentas para aproveitar ao máximo a Visão Convergente com a utilização de big data analytcs e ia.

Oferecemos soluções personalizadas que se adaptam às necessidades específicas de cada cliente, garantindo que eles estejam sempre à frente, para isso criamos a FABI® – Financial Active Business intelligence.

No mundo empresarial moderno, a gestão financeira eficaz é mais do que apenas um requisito; é um diferencial competitivo. Aqui entra a FABI® (Financial Active Business Intelligence), uma plataforma tecnológica inovadora que está transformando a maneira como as empresas gerenciam suas finanças.

FABI® é uma plataforma de inteligência de negócios financeiros que combina processamento de dados avançado, segurança robusta e machine learning especializado em finanças.

Esta combinação permite uma análise profunda e automatizada de dados financeiros e uma vigilância 24hs no inputs de dados, oferecendo informações mais assertivas, insights valiosos e decisões estratégicas informadas.

Como a FABI® Funciona?

  1. Financial Machine Learning: Utiliza algoritmos de aprendizado de máquina e LLM’s para analisar dados financeiros, permitindo previsões precisas e tomadas de decisão inteligentes que impactam diretamente o fluxo de caixa.
  2. Modelos Estatísticos Avançados: Extrai informações cruciais de dados financeiros, como fluxo de caixa, atrasos, riscos e projeções.

Vantagens da IA na Gestão Financeira com FABI®:

  • Previsão Financeira: Capacidade de prever a situação financeira futura.
  • Redução de Riscos: Diminui o risco de insuficiência de caixa.
  • Relatórios Automatizados: Geração de relatórios financeiros automatizados e customizados.
  • Monitoramento em Tempo Real: Acompanhamento contínuo do fluxo de caixa.
  • Previsões Baseadas no Histórico: Utiliza dados históricos e tendências de mercado.
  • Detecção de Anomalias: Identifica e alerta sobre irregularidades financeiras.
  • Classificação de Saúde do Cliente: Avalia a pontualidade dos pagamentos dos clientes.
  • Medidas Corretivas: Sugere ações para evitar problemas financeiros.
  • Simulações de Cenários Futuros: Permite a realização de simulações para planejamento estratégico.

Funcionalidades Chave da FABI®:

  • Data Cleaning: Limpeza e organização de dados financeiros.
  • Data Enrichment: Enriquecimento de dados para análises mais profundas.
  • Data Discovery: Descoberta de insights valiosos a partir de grandes conjuntos de dados.
  • Data Visualization: Visualização de dados para uma compreensão intuitiva.
  • Financial Diagnosis: Diagnóstico financeiro detalhado.
  • Forecasting: Previsões financeiras precisas.
  • Fraud Detection: Detecção de fraudes financeiras.
  • Natural Language Processing: Processamento de linguagem natural com termos financeiros e contábeis.
  • Native OCR: Reconhecimento óptico de caracteres para análise de documentos fiscais.
  • Smart Expense Classification: Classificação inteligente de despesas.
  • Cash Flow Equalizer: Equalização do fluxo de caixa.
  • Financial Cognitive Dissonance: Identificação de discrepâncias cognitivas financeiras.

FABI® é mais do que uma plataforma; é um ecossistema completo para a gestão financeira inteligente, com sua capacidade de processar, analisar e prever tendências financeiras, FABI® está capacitando empresas a tomar decisões mais inteligentes, reduzir riscos e maximizar a eficiência financeira.

Em um mundo onde os dados são o novo petróleo, FABI® é a ferramenta indispensável para minerar e capitalizar essas informações valiosas.

A Gestão Finabil utilizando a FABI® não é apenas uma inovação, é uma necessidade para as empresas que buscam sucesso e sustentabilidade no longo prazo, na Tractionfy, estamos comprometidos em liderar essa revolução, oferecendo soluções que integram perfeitamente as finanças e a contabilidade.

Com a nossa abordagem de “Visão Convergente”, as empresas podem alcançar uma saúde financeira robusta e uma vantagem competitiva inigualável.

Junte-se a nós nesta jornada rumo ao futuro da gestão empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.