Notícias Corporativas

Tecnologia é aliada à prática de corrida

DINO
Escrito por DINO
Tecnologia é aliada à prática de corrida
Junte-se a mais de 3.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre Data Science

A corrida é uma prática de exercícios muito comum nos dias atuais por diversos motivos, primeiro por trazer diversos benefícios para a saúde, além disso, também é bem fácil de ser realizada.

O exercício físico é recomendado para todas as pessoas, inclusive, segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde e a OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde recomendam “150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana para todos os adultos, incluindo quem vive com doenças crônicas ou incapacidade”.

Entre os benefícios da corrida como atividade aeróbica estão:

  1. Melhora no sono;
  2. Diminuição na tensão e o estresse;
  3. Prevenção à osteoporose;
  4. Ajuda no controle do colesterol;
  5. Combate a depressão e a ansiedade.

Por muito tempo, a corrida era apenas uma prática feita de forma repetida e com grande intensidade. Correr é uma atividade física muito popular em todo o mundo, sendo praticada por milhões de pessoas diariamente. No entanto, correr na rua pode apresentar alguns problemas que podem prejudicar a saúde e o desempenho dos corredores.

Um dos principais problemas de correr na rua é o impacto no corpo. O asfalto e o concreto podem ser muito duros para as articulações. O impacto repetitivo pode causar lesões nas articulações, tendões e músculos, prejudicando a performance e a saúde a longo prazo. Por isso, a solução, muitas vezes, é a de encontrar esteiras para realizar os treinos de corrida.

Tecnologia na corrida

Nos últimos anos, a tecnologia tem sido cada vez mais incorporada à prática da corrida, trazendo novos recursos e benefícios para os corredores de todos os níveis. Desde dispositivos wearable que monitoram a atividade física, até aplicativos que permitem personalizar os treinos, a tecnologia tem transformado a forma como as pessoas correm e se exercitam.

Uma das principais tendências na tecnologia para corrida é a conectividade. Hoje em dia, muitas esteiras de corrida são equipadas com telas interativas e conectividade com aplicativos de treinamento e saúde. Isso permite que o corredor personalize seus treinos, acompanhe o progresso e aprimore sua performance.

Além disso, os dispositivos wearable, como smartwatches e pulseiras fitness, também têm se popularizado entre os corredores. Esses dispositivos podem monitorar diversos aspectos da atividade física, como a frequência cardíaca, a distância percorrida e as calorias queimadas. Com essas informações, os corredores podem ajustar seus treinos de acordo com seus objetivos pessoais.

Opinião da Triatleta e treinadora Nayara Luniére

A triatleta e treinadora Nayara Luniére treina corrida e a indica também para muitos de seus alunos. Ela reconhece as vantagens de correr em uma esteira, ao invés de correr na rua.

A profissional ressalta a importância de optar sempre por um equipamento que conte com sistemas de amortecimento: “o sistema de amortecimento, para mim, que sofro de algumas lesões de impacto é fundamental. Falando de forma bem sincera, o maior diferencial[entre correr na rua e em uma esteira], para mim, está na absorção de impacto na corrida”.

Nayara conta que conecta a esteira utilizando a tecnologia Bluetooth com o aplicativo que tem o costume de utilizar, e que com essa conexão ela tem como fazer o acompanhamento de todos os seus índices, e também de seus alunos, “a atividade já sobe na hora, Agora meu treinador pode acompanhar meus treinos na esteira, também. E eu consigo ver os dados dos meus atletas”, explica. 

Esse acompanhamento e a tecnologia aliada aos treinos, é importante para poder avaliar o desempenho e também a evolução de cada um. 

Quando questionada sobre a tecnologia aplicada à corrida, principalmente com relação às esteiras, Nayara explica:  “poder conectar apps de treino é outro diferencial, porque assim o técnico consegue visualizar o treino do atleta, como se ele estivesse treinando na rua”. 

E é essa a maior importância de optar pelos treinos em esteiras, aumentar a segurança para quem está praticando atividade física. A triatleta atualmente faz os seus treinos na esteira Runverse, da Le Forzz. 

Gamificação nos treinos

Outra tendência interessante é a gamificação dos treinos. Muitos aplicativos de corrida incorporam elementos de jogos, como missões e desafios, que incentivam o usuário a manter a rotina de exercícios e a buscar objetivos cada vez mais ambiciosos. Isso torna a prática da corrida mais divertida e motivadora, especialmente para quem tem dificuldade em manter a disciplina.

Dentro da gamificação, temos também diversos cenários e trajetos de corridas reais, que o usuário pode percorrer e até mesmo competir, e comparar seu desempenho com o de diversos outros atletas. 

Em resumo, a tecnologia tem trazido muitos benefícios para a prática da corrida, desde a personalização dos treinos até a gamificação e a segurança dos corredores. Com isso, a tendência é que a tecnologia continue evoluindo e transformando a forma como as pessoas se exercitam e cuidam da saúde.

Mais informações estão disponíveis no site, ou nas redes sociais da Le Frozz.

Licença de uso do conteúdo.

O conteúdo do Portal ABRACD.org foi escrito sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.