Tecnologia atende nova nota fiscal do setor de Telecom

O setor de Telecomunicações já deve começar a se preparar para a chegada da Nota Fiscal Fatura de Serviço de Comunicação Eletrônica (NFCom), que irá substituir a Nota Fiscal de Serviço de Comunicação e da Nota Fiscal de Serviço de Telecomunicações.

A implementação tem início em outubro e será obrigatória a partir de 1º de julho de 2024, representando um impacto direto em mais de 330 milhões de contratos entre telefonia móvel, banda larga fixa, telefonia fixa e TV por assinatura, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Antes, os modelos de notas não eram autorizados pelo Fisco, o que impossibilitava a validação dos dados. Com a medida, o órgão pretende uniformizar as emissões das faturas das empresas do setor para acompanhar em tempo real as vendas das organizações, identificando mais facilmente os tributos pagos por essas operadoras.

O modelo, que antes era off-line e adotada a emissão sem um padrão, terá um layout ajustado das faturas e unificado para o ambiente on-line. Devido a esta mudança, para se adaptarem, as empresas sentirão alguns impactos, como, por exemplo, nos cadastros. Como característica do setor, essas empresas passaram por muitas aquisições e em geral, seus bancos de dados vêm de diferentes sistemas de cobrança destas operações adquiridas. Com isso, as empresas atuam hoje com banco de dados que muitas vezes estão defasados, por isso, não contam com a validação adequada.

Para essa mudança, que tem como desafio considerar os inúmeros sistemas de billing operando sem integração, as empresas do setor vão precisar se apoiar em soluções tecnológicas que promovam, por meio de um de uma interface, denominada Integration as a Service (IaaS), uma camada de parametrizações que possibilita a construção de regras e captura de informações diretamente nos diferentes sistemas de faturamento, em tempo real, gerando um documento eletrônico que vai refletir esses dados já no layout necessário, independente do volume de transações, da estrutura e da quantidade de sistemas de faturamento que a empresa possuir.

De acordo com Leonardo Brussolo, diretor de produtos da Sovos, todo esse processo vai acontecer por meio de uma ferramenta de mensageria, desenvolvida especialmente para o setor de Telcos e Comunicações, e o armazenamento dos dados será em nuvem, o que possibilitará baixo custo de manutenção e atualizações do sistema em tempo real.

“Esta é uma grande oportunidade para as empresas de comunicações e telecomunicações automatizarem seus processos de faturamento e melhorarem a qualidade de sua base de dados relacionado ao CPF ou CNPJ para qual será emitida a fatura”, comenta Brussolo.

O executivo também explica que, com esse modelo, as empresas poderão informar corretamente os tributos, o que irá gerar redução de custos por não correrem o risco de correção ou autuação pelo Fisco. A emissão do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) também será facilitada. Já do ponto de vista do consumidor, a emissão de faturas e a cobrança ficarão padronizadas e muito mais transparentes.

“De posse das informações necessárias, é possível criar o documento eletrônico no modelo 62 exigido pelo Fisco e realizar uma mensageria inteligente com a SEFAZ para a validação da NFCom e a emissão do documento eletrônico, informando paralelamente aos sistemas de gestão das empresas as informações necessárias, garantindo a conformidade fiscal de todo esse processo”, finaliza Brussolo.