Notícias Corporativas

Startup Gudu quer impulsionar ensino do país com IA

DINO
Escrito por DINO
Startup Gudu quer impulsionar ensino do país com IA
Visto por mais de 3.000 pessoas

Receba acesso a Dezenas de Workshops, Artigos, Cursos e vagas na área de data science.

Num cenário onde 7 a cada 10 gestores educacionais consideram que a defasagem escolar é o maior desafio para o futuro da educação, a startup Gudu lança aplicativo inédito de ensino gamificado para auxiliar o acesso ao ensino. O app utiliza inteligência artificial para ajudar os usuários a aprenderem sobre qualquer assunto de maneira mais fácil e divertida. Tudo isso na palma da mão.

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Educbank de Educação e Cultura, organização social atuante no setor de educação básica no Brasil, 65% dos professores consideram o constante estudo das novidades uma forma de melhorar a vivência escolar dos alunos na área da educação como o maior desafio.

Segundo o CEO do Gudu, Lucas Fonseca, a educação atual carece de ferramentas que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem. “A Gudu nasce, então, como a plataforma de ensino gamificado que tem como objetivo tornar a aprendizagem mais divertida e eficiente. O aplicativo está disponível para download e pode ser acessado em dispositivos móveis”, explica o especialista em programação.

A pesquisa da Educbank foi baseada no relatório ‘Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação’, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Entre maio e julho de 2022, foram coletadas mais de 1,5 mil respostas de profissionais do setor público (54%) e privado (46%), sendo 68% professores e 32% gestores educacionais.

Lucas Fonseca ainda explica que a plataforma não se propõe a substituir o ensino “tradicional” e sim a ser uma extensão da sala de aula. “Assim, acreditamos que é possível complementar matérias ensinadas nas escolas e abordar temas que não são trabalhados em sala de aula como educação financeira, política, cultura e notícias de uma maneira muito mais leve”, pontua.

Os cursos disponíveis no App Gudu são rápidos e pontuais, que utilizam recursos como quizzes, jogos e desafios para tornar a aprendizagem mais interativa. A metodologia utilizada pela Gudu se baseia na criação de conteúdos objetivos e em formatos habituais de stories utilizando Inteligência Artificial.

A tecnologia é destaque na discussão atual do ensino no Brasil. Ainda de acordo com a pesquisa da EducBank, 78% dos professores consideram que o maior desafio futuro são as rápidas alterações que o avanço da tecnologia produz na sociedade. “A geração atual se dá muito bem com jogos, com conteúdos rápidos e com redes sociais em geral, afinal eles já nasceram alfabetizados digitalmente. É muito natural para eles aprender utilizando tecnologia, e utilizar isto como uma ferramenta de ensino é um grande passo para a educação do país”, explica o CEO da Gudu.

Passo a passo Gudu

“Os cursos são baseados em conteúdos rápidos e leves, divididos para que fique fácil de entender cada conceito. Depois de consumir o conteúdo sobre o tópico a ser aprendido o usuário é apresentado a uma série de perguntas que ajudam a fixar o conteúdo e através da repetição ele aprende sem mesmo perceber”, explica Lucas Fonseca.

O download do aplicativo está disponível no site da startup www.gudu.education

Mais sobre a Gudu

A Gudu é uma staturp que propõe, por meio de seu ecossistema de ensino gamificado, um novo modelo de aprendizagem. Utilizando inteligência artificial, o aplicativo permite que qualquer pessoa possa aprender sobre assuntos diversos de maneira leve e divertida. “Aprender se torna mais fácil e rápido porque fixa o conteúdo de acordo com as necessidades específicas de cada usuário. Seja qual for o objetivo de aprendizado, estamos aqui para ajudar”, diz Lucas Fonseca.

Mais informações e novidades sobre o aplicativo estão disponíveis no @gudu.education no Instagram e TikTok.

Licença de uso do conteúdo.

O conteúdo do Portal ABRACD.org foi escrito sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.