Solução de IA da GFT elimina déficit na produção de software

Muitas empresas lutam para tornar a produção de software tão eficiente quanto seus outros processos. Para agravar o problema, a escassez de especialistas necessários para criar software está piorando a cada dia. Isso resulta em um grave déficit técnico para muitas organizações que não conseguem desenvolver softwares com rapidez suficiente.

A nova solução GFT AI Impact Beta, parte do GFT AI.DA Marketplace, agiliza e acelera o processo de produção de software aproveitando a Inteligência Artificial Generativa. Ele aumenta a produtividade geral do Ciclo de Vida de Desenvolvimento de Software (SDLC) em 25%1. A solução está atualmente sendo testada internamente na GFT e em vários bancos de nível 1.

“O software impulsiona o sucesso dos negócios e a transformação digital. No entanto, a criação de software tornou-se um processo problemático para muitas empresas, um obstáculo no caminho para a transformação digital”, afirma Marika Lulay, CEO da GFT. “O GFT AI Impact Beta quebra essas barreiras. Aproveitamos a IA Generativa para acelerar a criação de software e eliminar déficits técnicos. Isto abre um novo caminho rápido para a transformação digital”.

Alessandro Buonopane, CEO Brasil da GFT Technologies, acrescenta: “O GFT AI Impact Beta acelera o desenvolvimento de software em um ritmo notável. Isso eleva todo o processo a um novo nível, como nossas métricas demonstram claramente”.

Sete ferramentas de IA conectadas ajudam a resolver desafios de criação de software

O GFT AI Impact integra a IA Generativa em todo o processo. Várias etapas são automatizadas e blocos de construção pré-configurados são usados. Isto resolve desafios frequentes ao criar, manter ou atualizar o software. Especificamente, compreender o código, suas funções e dependências pode ser demorado. Muitas vezes os projetos carecem de documentação, complicando a integração de novos desenvolvedores. Da mesma forma, corrigir bugs e vulnerabilidades pode consumir recursos significativos.

Com o lançamento Beta, o GFT AI Impact consiste em sete ferramentas:

  • O Coding Assistant pode economizar de 35 a 45% do tempo de codificação real.
  • O Code Reviewer pode acelerar o processo de revisão em 25 a 30%.
  • O Code Fixer reduz o tempo para correções de bugs e reparos de vulnerabilidades em 35 a 45%.
  • O Documenter economiza de 40 a 50% do tempo gasto com documentação.
  • O Story Point Calculator fornece uma perspectiva de complexidade na metade do tempo que normalmente levaria.
  • O Story Creator economiza de 40 a 50% do tempo para dividir as necessidades de negócios em histórias e tarefas.
  • O Code Tester busca o contexto no qual o código será inserido para teste, reduzindo também pela metade o tempo do processo.

No contexto de todo o Ciclo de Vida de Desenvolvimento de Software (SDLC), estas melhorias resultam em um aumento de produtividade de 25%. Mais ferramentas direcionadas a outras partes do SDLC estão em desenvolvimento e programadas para serem lançadas com versões posteriores do GFT AI Impact.

Por exemplo, o Code Fixer, uma das principais ferramentas do GFT AI Impact, automatiza todo o processo de correção de bugs e vulnerabilidades. O envolvimento humano é necessário apenas para a verificação final do código reparado.

O Code Fixer executa a tarefa de correção de bugs cerca de 35 a 40% mais rápido do que usar o processo tradicional2. A ferramenta pode otimizar módulos inteiros de uma vez. Além disso, os usuários têm controle total de prompts, resultando em melhor gerenciamento e controle de segurança, compliance, padronização de código e vieses éticos.

A IA acelera o aprendizado e a integração de programadores e desenvolvedores

Com o GFT AI Impact Beta, programadores e desenvolvedores também ganham velocidade em sua curva de aprendizado e integração. Até mesmo os programadores iniciantes se beneficiam do GFT AI Impact imediatamente, com integração nos projetos mais ágil.

O GFT AI Impact Beta não está vinculado a nenhuma tecnologia ou modelo de IA. Para cada caso de uso, pode-se escolher o modelo mais adequado ou os clientes podem utilizar a tecnologia de sua preferência. A solução também oferece total transparência. Ele cria automaticamente um registro de todos os prompts inseridos e resultados produzidos. Isto significa que cada linha de código é completamente rastreável, minimizando o espaço para a introdução de código malicioso.

GFT AI.DA Marketplace

O GFT AI Impact Beta é parte do GFT AI.DA Marketplace, um sistema modular recém-lançado com mais de 20 soluções industriais para atender à crescente demanda dos clientes por tecnologias de IA preditivas e generativas. O termo AI.DA significa Inteligência Artificial e Dados.

Com sua biblioteca de casos de uso, metodologias, arquiteturas de referência e soluções pré-configuradas, o GFT AI.DA Marketplace acelera o design e a implementação de aplicações baseadas em IA. Ao mesmo tempo, a GFT continua a expandir a sua experiência nesta área por meio do programa interno “AI first”, no qual todos os profissionais da GFT estão sendo treinados no uso da IA. Espera-se que isso aumente a produtividade em todas as áreas da empresa.

1 2 Fonte: Levantamento GFT Technologies