Sob chancela da Trutec, Hoff Analytics leva Big Data para a construção civil

Trutec, ecossistema que conecta novas soluções que desejam inovar o setor a grandes clientes,  recentemente, ingressou a Hoff Analytics em seu portfólio. Em 2021, a startup foi acelerada pelo Vedacit Labs, programa de inovação de construtechs e proptechs. 

Atualmente, a construtech atende pelo menos 8 das 10 indústrias de construção do país, utilizando o Big Data Analytics para minerar e qualificar grandes volumes de dados. Seu sistema organiza as informações sobre obras em andamento e as apresenta de uma maneira simplificada, fornecendo insights sobre o mercado.

“A inteligência de mercado oferecida pela Hoff Analytics identifica qual o melhor tipo de produto para região e qual será o impacto urbano de uma edificação, por exemplo. Essas informações são importantes para a indústria da construção civil e da incorporação, por meio delas entendemos como vamos implementar empreendimentos de sucesso nos locais corretos”, explica Alexandre Quinze, CEO da Trutec. 

A startup, ao entrar no Programa de Inovação da Trutec, o Vedacit Labs, ampliou as possibilidades para a construção civil. Sob mentoria da Trutec, associada ao apoio da Microsoft, começou a operar tudo em Power BI, facilitando a integração com o CRM das indústrias. 

Seus algoritmos são capazes de mapear construções, que podem ser consultadas na fase de projeto, antes de qualquer movimentação no canteiro. A partir dessas informações, são traçadas estratégias que possibilitam um processo de tomada de decisão mais ágil e assertivo. 

“Imaginávamos que quando as mentorias acabassem, acabariam também nossas experiências com o Labs e a Trutec. Mas, não foi assim. Mantivemos esse canal aberto até hoje, quando a gente precisa, o CEO da Trutec está sempre à disposição.  Contamos para eles os contratos que estamos fechando e nossos resultados, que ficam maravilhados com o nosso rápido crescimento”, comenta Janaine Nascimento, CEO da empresa.

A Hoff se tornou a primeira entre as construtechs da Trutec com uma CEO mulher. Em três anos de história deu um salto expressivo no seu faturamento anual. “Em 2020, faturamos cerca de 90 mil, inclusos clientes que não estavam focados na construção civil, sem emissão de NF. Em 2021, depois da aceleração da Trutec, passamos a faturar 350 mil. Até o fim de 2022, superaremos o faturamento de 1 milhão”, afirma Janaine.

Hoje, a prospecção inteligente possibilita o direcionamento de equipes comerciais para região com volume de obras e avalia viabilidade a partir do perfil de cada negócio. As atualizações de cada projeto são semanais, gerando uma série de APIs e dashboards.