Setor de comunicação vê obrigação de reforçar segurança de redes

EUA a seus aliados europeus querem barrar a Huawei devido a preocupações
REUTERS/Sergio Perez

 A indústria de telecomunicação está ciente da necessidade de garantir que redes móveis cada vez mais complexas sejam seguras, disse o chefe de seu principal grupo de lobby à Reuters, enquanto o debate gira em torno de barrar alguns fornecedores de equipamentos por motivos de segurança nacional.

Leia também: Novos smartphones dobráveis podem custar até R$ 10 mil

A GSMA, que agrupa 300 operadoras em todo o mundo, recuou ante as chamadas dos EUA a seus aliados europeus para barrar a Huawei devido a preocupações de que a empresa esteja muito próxima do estado chinês e seus equipamentos estejam abertos a espiões cibernéticos.

Em vez disso, propôs um regime de testes mais forte em toda a Europa para garantir que, à medida que as operadoras construam redes 5G de próxima geração, smartphones e bilhões de dispositivos que serão conectados à internet sejam protegidos contra hackers.

“Agora estamos entrando em conectividade inteligente, o que significa que mais coisas serão conectadas”, disse Mats Granryd, diretor geral da GSMA que está hospedando o Mobile World Congress, uma grande reunião anual da indústria em Barcelona.

“Se tivermos dúvidas hoje, o risco é que elas aumentem daqui para a frente.”

A GSMA encontra-se envolvida em uma luta política mais ampla à medida que as tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China prejudicam a indústria de telecomunicações.

Autoridades dos EUA fizeram lobby junto aos seus aliados europeus para banir a Huawei, líder do mercado de redes globais. As operadoras se opõem a isso, com alguns dizendo que o lançamento de serviços 5G pode ser adiado por anos se eles tiverem que extrair e substituir o equipamento chinês em suas redes.

A Huawei nega que já tenha espionado para Pequim, e diz que nenhuma evidência confiável foi apresentada de que seus equipamentos permitem acesso ilícito aos serviços de inteligência do país.

Veja os principais smartphones que serão apresentados na MWC 2019