Rumo à eficiência: Brasil reformula o futuro dos data centers

O mercado de data centers no Brasil está vivenciando um crescimento expressivo, impulsionado pela digitalização acelerada das empresas e a crescente demanda por processamento e armazenamento de dados. Um estudo da ABDI, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, destaca que os custos de hardware e software constituem aproximadamente 62% do investimento de CAPEX de um Data Center no país, com o valor de CAPEX por MW estimado em R$ 53,2 milhões. Adicionalmente, a carga tributária sobre o investimento para construção de um Data Center alcança 23%, um montante que poderia ser reinvestido em infraestrutura de telecom e espaço físico.

O estudo ainda revela que quando se trata dos custos operacionais, o consumo mensal de energia representa a maior parcela, atingindo 32% do OPEX. Os gastos combinados com energia e manutenção de equipamentos somam quase 58,7% dos custos mensais. Esses dados ressaltam a importância de otimizar a eficiência energética e a gestão de recursos.

Sergio Kubota, Diretor da Seccon, destaca a importância dos racks na eficiência operacional dos data centers: “A organização e a infraestrutura interna dos data centers são cruciais para a operação eficiente. Os racks fechados, em particular, são essenciais para manter a integridade dos servidores e otimizar o consumo de energia, refletindo diretamente na redução de custos operacionais.”

Nesse cenário, os racks para servidores assumem um papel crucial. Eles não apenas organizam e protegem os equipamentos vitais, mas também influenciam diretamente a eficiência energética do data center. A disposição adequada dos racks pode melhorar o fluxo de ar e a refrigeração, impactando positivamente o consumo de energia. De acordo com uma pesquisa do Uptime Institute, com o aumento da densidade computacional nos racks, a eficiência na refrigeração torna-se ainda mais desafiadora, visto que aproximadamente metade das instalações com capacidade de 10 MW ou mais reportam densidades de racks acima de 20 kW.

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) ressalta a importância estratégica dos racks fechados para servidores no contexto econômico dos data centers. Segundo a ABDI, a escolha de racks que combinem qualidade e design inovador é determinante para a eficiência energética e a redução de custos operacionais, impactando diretamente a sustentabilidade e a competitividade dos data centers no Brasil. Especialistas do setor, como Daniel De Vinatea da Vertiv LATAM, corroboram essa visão, apontando que a gestão inteligente do espaço e a refrigeração adequada são essenciais para enfrentar os desafios impostos pelo aumento da densidade computacional nos racks. Portanto, a seleção cuidadosa de racks fechados é um fator crítico para garantir a operação eficiente e econômica dos data centers.