Relatório global registra mais de 4 bilhões de ataques de malware em 2022

Novos dados do relatório “2022 SonicWall Cyber Threat Report” sobre as ameaças de ataques do terceiro trimestre de 2022, revelam que o volume global de ataques de malware ultrapassou a marca de 4 bilhões de tentativas. Segundo o levantamento, os hackers estão cada vez mais visando empresas financeiras, bancos e corretoras de valores como focos de ataques cibernéticos projetados para usar maliciosamente sistemas de computador para minerar criptomoedas ilegalmente. Os números de cryptojacking cresceram 35% globalmente em três trimestres, incluindo um aumento vertiginoso de 377% em toda a região EMEA (Europa, Oriente Médio e África) e de 160% em APJ (Ásia-Pacífico e Japão).

A pesquisa aponta, também, que as tentativas de ataques malware a dispositivos IoT subiram 92% em todo o globo, com saltos de 82% e 200% em APJ e na América do Norte, respectivamente. O documento mostra que com mais dispositivos inteligentes entrando no espaço digital todos os dias, há uma necessidade crescente de segurança para Internet das Coisas (IoT).

Bob VanKirk, presidente e CEO da SonicWall, ressalta que essa é uma descoberta muito importante já que os dispositivos IoT têm várias maneiras de se conectar a uma rede, oferecendo assim, diversos vetores de ataques a serem explorados pelos criminosos digitais.

Além disso, a pesquisa da SonicWall informa, ainda, que 91% das organizações relataram que estão mais preocupadas com ataques de ransomware, indicando um aumento da apreensão entre os profissionais de segurança, já que as tentativas de ransomware acumuladas até outubro de 2022, mesmo em declínio, já ultrapassaram os totais do ano inteiro de quatro dos últimos cinco anos e registraram 338,4 milhões de tentativas de ataques ransomware desde o início do ano.

VanKirk explica que hoje está mais fácil do que nunca realizar ataques de ransomware. “Com ofertas de Ransomware as a service (RaaS), cibercriminosos com pouco preparo técnico podem comprar kits de ransomware na dark web e atingir organizações”, disse o executivo da SonicWall.

“O ransomware evoluiu em um ritmo alarmante, principalmente nos últimos cinco anos – não apenas em volume, mas em vetores de ataque”, disse Immanuel Chavoya, especialista em Ameaças Emergentes da SonicWall. “Os dados mais recentes do terceiro trimestre (Q3) mostram como os atores maliciosos estão ficando mais inteligentes no desenvolvimento de linhagens evolutivas e mais direcionados em seus ataques”, conclui Chavoya.