Regdrive e Growth fecham parceria para o mercado de Assets

Para atender ao compliance regulatório das empresas de gestão de fundos de investimentos e carteira administrada, que atuam no mercado de Assets, Family Offices e Wealth Management, o Regdrive, uma RegTech nacional, e a Growth Compliance, fecham parceria para oferecer ao mercado a plataforma Regdrive e o conteúdo organizado de órgãos reguladores, como CVM e ANBIMA.

Ainda no primeiro semestre de 2023, a Growth Assessoria em Compliance disponibilizará ao mercado planos de consultoria atrelados à plataforma e as informações de órgãos reguladores que balizam o mercado das Assets. Entre leis, normativos e resoluções, os clientes poderão consultar as informações classificadas de forma online, através da plataforma Regdrive, definir programas de compliance customizados e ainda obter a análise técnica especializada da equipe da Growth Compliance sobre os documentos regulatórios.

Para entender melhor esse mercado, RegTech é uma abreviação para “regulatory technology” (tecnologia regulatória), que se refere a empresas que utilizam tecnologia para ajudar outras empresas a lidar com questões regulatórias e de conformidade. As RegTechs surgiram na esteira da crise financeira global de 2008, que levou a um aumento significativo na regulamentação do setor financeiro e de capitais. Essas instituições foram submetidas a novas leis e regulamentações, o que aumentou consideravelmente os custos de conformidade e tornou mais difícil e caro para as empresas manter-se atualizadas e em conformidade com as regras em constante evolução.

Neste contexto que surgiram as primeiras RegTechs, que buscavam oferecer soluções tecnológicas para ajudar as empresas a gerenciar melhor o risco regulatório, reduzir custos e aumentar a eficiência na gestão de conformidade. Desde então, as RegTechs se expandiram para outras áreas além do setor financeiro, atendendo as necessidades regulatórias em diversos setores, como saúde, energia, meio ambiente, transporte, seguro e segurança, entre outros.

Em outras palavras, RegTechs são empresas de tecnologia que fornecem soluções inovadoras para ajudar outras empresas a cumprir requisitos regulatórios, que podem variar de acordo com a indústria e o país. Essas soluções incluem, por exemplo, análise de dados, automação de processos e uso de inteligência artificial para facilitar o monitoramento e o cumprimento de normas e regulamentações.

O Regdrive é uma RegTech que disponibiliza informações de mais de 20 órgãos reguladores, através de parceiros especializados. Leis, normas e regulamentos podem ser consultados, sendo que alguns deles, como as informações do Banco Central do BrasilBCB e Conselho Monetário NacionalCMN, estão detalhadas e analisadas minuciosamente por especialistas da área. Além do módulo Compliance, a plataforma conta também com os módulos integrados, como Base Regulamentar, Riscos e Controles, e Auditoria Interna.

A Growth Compliance vai agregar aos seus serviços uma agenda regulatória, onde as empresas poderão consultar, acompanhar e serem alertadas com antecedência sobre datas e demandas regulatórias que devem ser cumpridas ao longo do ano. A plataforma ainda permite que empresas acessem os documentos de forma online, com informações classificadas e pré-avaliadas pela Growth, e automatizem seus programas de compliance para seguir atendendo as regras e normas dos órgãos reguladores. “Somos especialistas em compliance regulatório, atendemos as instituições financeiras reguladas pelo Banco Central há mais de 10 anos, faltava em nosso portfólio o conteúdo e um parceiro especialista em CVM e ANBIMA. Agora não falta mais!”, esclarece Luis Endo, sócio fundador do Regdrive.

Atrelado a plataforma Regdrive, a Growth Compliance disponibilizará junto com os planos de conteúdo, um canal para atender as dúvidas e interpretação de normas regulatórias dos seus clientes: “Com a plataforma vamos oferecer aos nossos clientes informações online e conteúdo atualizado, customizado e classificado pela Growth, além de automatizar todo o processo de compliance dos clientes”, afirma Mariana Groth, sócia fundadora da Growth Compliance.

De acordo com o relatório da Future Market Insights de junho/2022 sobre o mercado de RegTechs, ele mostra que as vendas globais desse mercado em 2021 foram de US$ 8.2 bilhões. Com GAGR* de 16,2%, espera-se que o crescimento projetado desse mercado durante o período de 2022-2032 atinja o valor de US$ 45.3 bilhões em 2032. O aumento de exigências regulatórias, multas regulatórias consideráveis, custo crescente de conformidade e a crescente digitalização do setor bancário e financeiro, são os principais impulsionadores do crescimento do mercado de RegTech. A colaboração entre empresas RegTechs e autoridades reguladoras também tem ajudado a acelerar a expansão da indústria de RegTechs em outros mercados regulados, como no Brasil e América Latina.

*GAGR – Compound Annual Growth Rate (Taxa de Crescimento Anual Composta)

Sobre o Regdrive: O Regdrive é uma plataforma GRC para gestão de governança, riscos, compliance e auditoria interna, desenvolvida pela LYE Consultoria. O Regdrive está no mercado há mais de 10 anos, surgiu para atender demandas regulatórias do Sistema Financeiro Brasileiro. Em parceria com uma consultoria especializada no mercado financeiro, automatiza o compliance regulatório de mais de 200 instituições financeiras, entre bancos, instituições de pagamento, grandes varejistas e montadoras de automóveis. Especializado em compliance regulatório, atua também em outros setores regulados e não regulados.

Sobre a Growth: A Growth Assessoria em Compliance vem atuando no mercado financeiro desde 2019, foi constituída com o propósito de realizar o atendimento customizado às instituições do mercado de capitais e financeiro, disseminando a cultura de compliance, baseada na ética e integridade. Especializada na prestação de serviços à aderência aos códigos ANBIMA, cumprimento das instruções CVM e habilitação para prestação de serviços das atividades reguladas por ela, confecção de políticas e treinamentos especializados em compliance.