Quem é o analista de dados?

Um profissional cada vez mais procurado.

Na área de ciência de dados, existe um profissional versátil e indispensável como o cientista de dados e possui uma carreira bem interessante e sempre procurado pelas empresas é o profissional que desempenha a função de analista de dados

Os Analistas de Dados examinam uma grande quantidade de dados e extraem insights e padrões deles. Eles são responsáveis pela coleta, organização e obtenção de resumos estatísticos. Essas explicações são fornecidas através de visualizações e relatórios, para que as empresas possam tomar decisões estratégicas com eles. (DATA SCIENCE ACADEMY)

O cargo tem um leque de opções e diversidade de atividades, e sua remuneração também é interessante, em São Paulo a média é de R$4.687,00 como aponta o Glassdor.

Uma das atividades do cargo é minerar e garimpar os dados, por isso se justifica a versatilidade de atuação em diversas  empresas. Toda empresa que gera dados, e precisar  de profissionais capacitados para gerar informações a partir desses dados para tomar decisões mais assertivas.

Características essenciais de um analista de dados

Harada menciona que existe algumas características essenciais:

  • Raciocínio lógico apurado e boa capacidade de interpretação: o analista de dados precisa ter um apurado pensamento lógico e uma capacidade elevada de interpretar corretamente os dados expostos
  • Conhecimento em linguagens de programação: não raro, os profissionais dessa área precisam lidar com linhas de código escritas em diversas linguagens de programação, o que exige conhecimento específico nesse assunto
  • Domínio em banco de dados: um conhecimento essencial para o analista de dados é o relacionado ao banco de dados, seu funcionamento, estrutura e a linguagem utilizada para consultas, o SQL (Structured Query Language)
  • Habilidade com números: como muitos profissionais da área de exatas conseguem se dar bem com os dados, percebe-se que um bom relacionamento com os números certamente pode ajudar um analista de dados.

O que estudar?

No Brasil, existem cursos de ciências de dados para graduação mas independente da formação superior escolhida, há uma vastidão de cursos com ótimo custo benefício na Udemy e na DSA que podem lhe dar o conhecimento para ingressar nesta área fascinante e promissora da análise de dados.

Cursos de Python, Engenharia de dados, ferramentas de ETL e visualização de dados são boas pedidas.

É recomendado que independente da área que atue, desenvolver conhecimentos em programação e estatística, para auxiliar nas atividades para coleta e mineração de dados, manipulação de bases para compilar os dados.

Se está pensando em migrar de área, e tem disponibilidade e vontade de aprender a área de analise de dados é promissora, e também é a porta de entrada para cientistas de dados ganharem maturidade e desenvoltura nesta área que sempre está aquecida.

Para saber mais recomendo meus artigos,

Por onde começo a minha carreira em ciência de dados ?: (parte 1)
Por onde começo a minha carreira em ciência de dados ?: (parte 2) 

boa sorte, qqer coisa chama aí!

Fonte da Imagem: http://pngflow.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.