Que tal considerar o People Analytics?

Vamos falar de comportamento e gestão de pessoas. Inicialmente pode parecer subjetivo(e é), no entanto é possível tratar este tema de maneira, digamos, científica e gerar ricos insights e consequentemente, gerar valor.

Primeiro, o que é People Analytics?

Resumidamente, é Gestão de Pessoas baseada em informação. Envolve a coleta e organização de dados sobre os colaboradores (gerando informação) para aprimorar a gestão de pessoas antecipando tendências. 

Não é segredo e muito menos novidade que geramos uma imensidão de informações diariamente. No entanto, como filtrar e saber qual informação de fato é útil?

Agora, transporte este questionamento para as equipes de RH, envolvidas inclusive com R&S. Como toda área de uma empresa, esta também possui seus anseios, preocupações, metas a cumprir e claro, desejam fazer o seu melhor.

As preocupações relacionadas ao alto índice de turnover e criar/manter um bom clima organizacional são algumas das preocupações deste segmento. Uma vez que, deixar de reter bons profissionais é caro, considerando que o novo contratado pode não atender as expectativas da posição, gerando um novo processo de contratação. E na outra vertente, manter um péssimo profissional também é custoso. 

Com a inevitável utilização do Big Data, processos e análises podem ser aprimorados, mantendo as equipes de RH concentradas a maior parte do tempo na Estratégia e não no Operacional.

Imagine definir qual candidato é mais aderente à uma posição somente considerando a intuição? Claro que a experiência das equipes de RH é valiosa, mas como avaliar questões comportamentais, habilidades técnicas de diversos candidatos e colaboradores somente com a intuição? 

Difícil, não?

E que tal mitigar os riscos com a ajuda da tecnologia, agregando valor à sua atividade? 

Como a quantidade de informação gerada é praticamente infinita, pode inicialmente, causar receio na utilização da metodologia, no entanto, um dos primeiros objetivos a deixar claro é: não utilizar essencialmente como “avaliador”de candidatos à demissão, perseguições no ambiente corporativo.

Deve-se utilizar com sabedoria, a fim de aprimorar técnicas de aquisição e retenção de talentos, melhoria de clima organizacional e afins. Se for o caso de uma demissão, será consequência de identificação dos melhores ativos humanos e não um objetivo.

Como toda análise e implementação de processo, algumas etapas devem ser consideradas. Por exemplo:

Definição do Problema

Muitos se perdem nos processos de análise por desconsiderar esta pergunta: O que preciso resolver?

Considero que seja a pergunta mais importante e sem necessidade de outros comentários.

Como Resolver?

A resposta é… com Dados.

É necessário avaliar quais insumos estão disponíveis para iniciar a análise. Neste caso, os insumos são os dados. Avalie quais dados e informações estão disponíveis, se os dados existentes são confiáveis, se é possível gerar valor com estes dados, caso não, considerar a coleta de conteúdo de outras fontes, e ponderar como e onde coletar. 

Com os dados em mãos, surgem novos questionamentos como qual a relação entre a evolução de um projeto com as habilidades e competências daquela equipe? Poderia utilizar estas mesmas pessoas para um outro projeto que aborda um tema diferente? Quais métricas devo utilizar para apoiar meus objetivos?

Veja que cito subjetivamente dois temas igualmente importantes – EstatísticaBusiness Intelligence(BI).

O nível intelectual e técnico dos profissionais de RH tende a aumentar na proporção do avanço das tecnologias e necessidades.

Um pouco acima, citei que as equipes envolvidas com People Analytics, estariam mais concentradas na Estratégia.

Como para toda empresa, é desejável ter o mínimo de erros e com o menor impacto negativo possível.  

Lembre-se que são pessoas lidando com pessoas, e pessoas erram. No entanto, a experiência de ambas as partes pode ser aprimorada com uma boa gestão utilizando a tecnologia.

People Analytics, reforça que pessoas são o recurso mais valioso dentro das empresas e por meio dos dados, ajuda a compreender o que torna as pessoas mais felizes, engajadas e produtivas. 

Há instituições de ensino que podem lhe auxiliar a compreender melhor o tema e superar diversas barreiras. Só dar um Google.

Falando em Google, foi que deu o nome People Analytcis ao conceito. Deixo um link(em inglês) e muito bom para consulta: https://rework.withgoogle.com/subjects/people-analytics

Aproveite e até breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.