Qual é a relação entre uma rede de apoio segura e um intercâmbio de sucesso?

Nos dias de hoje a insegurança é um sentimento comum entre as pessoas que estão planejando fazer um intercâmbio. Em suma, gravita em torno da falta de autoconfiança, preocupações sobre o que os outros vão pensar, e a dificuldade de encontrar informações confiáveis e relevantes sobre intercâmbio, devido às múltiplas fontes de informações e fake news presentes nos meios digitais.

De acordo com a especialista em mercado de intercâmbio, Mayumi Marques: “Esse cenário de insegurança ocorre frequentemente na vida de quem está saindo da faculdade, em busca de oportunidades no mercado de trabalho. A decepção surge ao pesquisar as experiências disponíveis pelas agências tradicionais de intercâmbio, que apresentam preços fora da realidade da maioria dos brasileiros.”.

O intercâmbio pode ser sim uma experiência enriquecedora e de sucesso, mas antes é preciso se planejar e estar preparado, com uma rede de conexões confiável, pronta para auxiliar e amparar caso algum imprevisto aconteça na vida do intercambista.

De acordo com um estudo feito pela Universidade de Taubaté, Intercâmbio estudantil e stress: “O intercâmbio é uma experiência turística cultural e educacional, que proporciona viver com pessoas de países diferentes, com costumes diferentes. Requer uma mudança de visão, de comportamento, respeito a valores diferentes e administração de conflitos internos e inter-relacionais.”.

Nesse sentido,  é de suma importância que o intercambista entenda o impacto de viver em um país diferente do seu, para que possa viver uma experiência adequada e bem sucedida no exterior.

Conforme a Diretora de Marketing da plataforma de intercâmbio da Xchange Club que promove a conexão entre intercambistas e experiências certificadas, Julia Fripp Thomaz: “Uma forma eficaz do indivíduo encontrar a melhor estratégia para enfrentar problemas e acumular conhecimentos durante o intercâmbio é conversando com pessoas experientes no assunto.”.