Qual a melhor IDE Python para Data Science?

O KDnuggets criou uma enquete para avaliar dentre as IDE’s Python para Data Science, qual delas os usuários julgaram ser a melhor em 2018, como mostra a pergunta abaixo:

What Python Editors or IDEs you used the most in 2018?

(KDNUGGETS, 2018)

Quase 2 mil usuários responderam a enquete. Estes, por sua vez, poderiam escolher até 3 opções de IDEs. Contudo, somente 27% dos usuários fizeram 3 escolhas, 30% escolheram duas opções, enquanto que 43% optaram em selecionar apenas uma única IDE. Em termos de regiões, os eleitores estão assim distribuídos: USA/Canadá: 36%, Europa: 35%, Ásia: 16%, América Latina: 6,9% e Austrália/Nova Zelândia: 3%.

Os resultados comprovam que, aproximadamente, 57% dos usuários destacam o Jupyter como a melhor IDE. O que não é surpreendente, uma vez que o Jupyter, desde 2014 tem investido bastante em Data Science oferecendo suporte interativo para construção de aplicações, o que de fato, tem atraído muitos desenvolvedores.

Logo em seguida aparece o PyCharm com 35% dos votos. Spyder, Visual Studio Code (VSCode) e Sublime Text encerram o Top-5 com 27%, 21% e 12% respectivamente, de acordo com o gráfico abaixo:

Poll Top Python IDE / Editors
Resultado da enquete das IDEs mais votadas pelos usuários.

Além disso, a pesquisa apontou que grande parte destes usuários, trabalham em empresas ou são autônomos enquanto que, 16% são estudantes, conforme mostra o gráfico a seguir:

Poll Top Python Ide By Employment
A pergunta a ser respondida na construção dessa análise é: se a escolha da IDE é em função da ocupação dos usuários.

Os resultados reforçam uma ampla soberania do Jupyter – que variou entre 56% a 59% em todos os casos, e tem sido utilizado independentemente da ocupação dos usuários. Em relação a outras IDEs O PyCharm se destaca em órgãos do governo ou organizações sem fins lucrativos.

Além disso, o gráfico abaixo destaca que, em todas as regiões os usuários preferem o Jupyter. O VSCode é o segundo melhor editor na América Latina.

Poll Top Python Ide By Region
Resultados dos votos por região

De fato, a pesquisa é considerada relevante e mostrou que o Jupyter é a IDE com maior percentual de preferências dos usuários espalhados no mundo independente do seus segmentos. Evidentemente que, o intuito em demonstrar esses resultados não é promover uma IDE ‘X’ ou ‘Y’. Também, cabe destacar que o termo “melhor” é algo relativo e subjetivo. Isto é, a escolha de uma IDE parte da experiência e vivência de cada desenvolvedor.

Fonte: KDNUGGETS. < https://www.kdnuggets.com/2018/12/most-popular-python-ide-editor.html>

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.