Notícias Corporativas

Projeto Jovem Chef capacita jovens da periferia para a área gastronômica

DINO
Escrito por DINO
Projeto Jovem Chef capacita jovens da periferia para a área gastronômica
Junte-se a mais de 3.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre Data Science

Os bares e restaurantes da Região Metropolitana de Campinas (RMC) vêm sofrendo dificuldades na hora de contratar. De acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Regional Campinas, a cada 10 restaurantes, quatro buscam e não conseguem encontrar profissionais especializados.

Visando solucionar essa questão, principalmente para atender a demanda no período de reabertura do comércio e capacitar jovens e adolescentes, o Movimento Assistencial Espírita Maria Rosa, promove, em parceria com a Fundação FEAC por meio do programa Juventudes, o Projeto Jovem Chef.

O objetivo é explorar a gastronomia como uma ferramenta de inserção social aliada a formação de mão de obra qualificada, oferecendo gratuitamente noções básicas de gastronomia a jovens de 15 a 24 anos para inserí-los no mercado de trabalho e incentivá-los a empreender nesta área. Com conteúdo amplo e completo e grade curricular equivalente ao do primeiro ano de um curso universitário, o Jovem Chef tem aulas guiadas e práticas sobre cortes, higiene, manipulação de alimentos, legumes, caldos e bases, molhos e massas, carnes, peixes e frango; saladas e grãos, bolos básicos e decorados, panificação, entre outros temas.

Segundo Tatiane Zamai, líder do programa Juventudes, os projetos do programa voltados ao mundo do trabalho têm como premissa ampliar as possibilidades de escolhas dos jovens a partir de suas potencialidades, habilidades e desejos, fomentando novos espaços para o trabalho, o empreendedorismo e oportunidades para construção de seus projetos de vida.

O projeto Jovem Chef atende jovens da região dos Amarias, das comunidades do São Marcos, Santa Mônica e outros bairros, localizados em Campinas, e de cidades vizinhas como bairro do Matão em Sumaré, que buscaram o projeto não apenas para o curso de Chef, mas também para outras atividades voltadas ao empreendedorismo.

A Rede Vitória Hotéis, proprietária de cinco empreendimentos hoteleiros e diversos restaurantes, iniciou uma parceria com o projeto Jovem Chef, inicialmente oferecendo módulos de aulas online no período mais rigoroso da pandemia. Com isso, passou a admitir os jovens, com idade entre 18 e 24 anos, para o cargo de jovem aprendiz. Um já foi contratado definitivamente e outros dois participantes do projeto por um ano e meio nos hotéis do grupo.

O projeto Jovem Chef atende jovens das comunidades do São Marcos, Santa Mônica e Matão, localizadas em Campinas, que buscaram o projeto não apenas para o curso de Chef, mas também para outras atividades voltadas ao empreendedorismo.

“No nosso caso, abrimos as portas como oportunidade para o setor que atuamos, que são os hotéis e restaurantes. Temos consciência que é algo importante para os jovens, pois abre novas perspectivas e inserção no mercado de trabalho, além de capacitação para uma área que enfrenta grande dificuldade de mão de obra”, afirma Marcos Brocchi, gerente de Recursos Humanos da Rede Vitória Hotéis.

Licença de uso do conteúdo.

O conteúdo do Portal ABRACD.org foi escrito sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.