Por que é difícil ser bem sucedido na implantação da governança de dados?

Em treinamento em governança, um dos tópicos iniciais são os desafios da implementação da governança de dados, mas, para ser sincero, os desafios começam muito antes de começar a projetar e implementar sua estrutura de governança de dados.

Pode ser uma luta aprovar sua iniciativa de governança de dados. Mencionarei algumas dificuldades comuns e como atenuá-las.

Os desafios abrangem quatro temas principais:

· A governança de dados raramente é considerada uma prioridade

· É difícil medir o valor da governança de dados

· É difícil avaliar o sucesso da governança de dados

· Sua organização pode ter sucesso, apesar de seus dados ser mal gerenciados

Os dados não são uma prioridade

É problema comum há muitos anos, embora o foco seja as organizações se tornem “orientadas a dados” significaram que isso está ficando um pouco mais fácil. Porem muitos executivos seniores ouvem e querem adotar as  iniciativas “legais” de dados, como AI e Big Data Analytics, sem implantar as bases de dados (ou seja, Governança de Dados) que permitem que essas iniciativas sejam implementadas e ser bem sucedidos.(Sucedidas?)

Para superar isso, você precisa enfatizar que a Governança de Dados em termos dos resultados que ela fornecerá a base para ações prioritárias para sua organização, e auxiliar nas estrategias empresariais.

É difícil medir o valor da governança de dados

Muitos dos benefícios que a a governança trará não podem ser medidos com antecedência por serem intangíveis. Você poderia argumentar que  protegerá a empresa de danos à reputação ou investigação de órgãos reguladores, mas seus stakeholders poderão responder com algo como: “Nunca tivemos governança de dados antes e não enfrentamos esses problemas específicos”.

No entanto, todas as organizações que ajudei a implementar a governança de dados obtiveram economias de custo significativas. A maioria das organizações experimenta muitas ineficiências como resultado de os dados não estarem completos, precisos ou disponíveis. Alex Leigh (um colega consultor com quem trabalho frequentemente) sempre diz que essas ineficiências fazem com que muitas organizações sejam “fábricas de correção de dados”.

Reduzir as ineficiências é apenas um dos benefícios da  implementação da governança de dados. Muitos clientes relataram que identificaram novas oportunidades ou forneceram um melhor atendimento ao cliente, porque a qualidade de seus dados é melhor.

Estes são bons exemplos de onde a governança de dados auxiliou na identificação e resolução de problemas. Porem estes benefícios não surgem até sua implementação, e conforme for trabalhando os dados você não sabe quais são os problemas irá resolver.

Meu conselho nessas circunstâncias é caçar iniciativas que deram errado e custam dinheiro, devido a má qualidade dos dados, assim terá um parâmetro de um valor não quantificável que pode ser entregue em algum momento no futuro!

É difícil avaliar o sucesso da sua iniciativa de governança de dados

Como mencionado anteriormente, é difícil mensurar os benefícios futuros e potenciais e indicadores para medir o sucesso de sua iniciativa. Sem dúvida, você reduzirá os custos e aumentará os lucros, usar casos de má qualidade dos dados ajudará nas medidas de desempenho. Analisar que se houvesse padrões de qualidade os resultados seriam diferentes dos que deram errado e custaram além das expectativas

Outra área a considerar são os novos sistemas. Se houver projetos para novos sistemas haverá uma economia em recursos e  análise de dados. Os dados serão bem documentados e sua qualidade entendida antes do projeto. Portanto, tente obter evidências de quanto esforço isso levou em projetos anteriores.

Sua organização pode ter sucesso, apesar dos dados mau gerenciados

Se a sua organização obtêm bons resultados mesmo com a falta de entendimento e controle dos dados, são difíceis para as partes interessadas entender os motivos para investir em Governança de Dados, especialmente se não houver agentes regulatórios para o seu negócio.

Nota da tradutora: neste caso vale a pena mensurar que os ganhos seriam maiores e como os pares trabalham com os dados, nos requisitos regulatórios, a LGPD será um grande motivador para iniciativas de governança. Mensurar a economia de recursos e maximização de resultados também é muito interessante.

Não quero que você pense que tudo é negativo. É possível criar um case bem-sucedido para governança de dados, mas esteja ciente dos desafios que você enfrentará. Busque também apoio de pessoas que atuam na área é antes é uma ótima maneira de conseguir bons resultados.

Nota da tradutora: antes de contratar consultorias em governança de dados procure conversar com os clientes que elas apontam, e também os colaboradores de ambas as empresas.

Nicola e Alex Leigh possuem uma parceria e oferecem consultoria para diversas organizações. Mais informações em https://www.nicolaaskham.com

 Artigo original: Why is a Data Governance Business Case Hard to Get Approved? de autoria de Nicola Askham. 

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.