PCP é fundamental para melhoria de processos produtivos

Estabelecer processos produtivos é um dos pontos-chave para o sucesso de uma indústria. Isso determinará se os prazos serão cumpridos e a qualidade será mantida. É neste contexto que entra em cena o PCP (Planejamento e Controle de Produção), fundamental para garantir o sucesso do negócio. 

O PCP é um modelo de gestão que engloba diferentes etapas da produção, desde o controle de estoque até as vendas e administração. Contribui, assim, para que todos os setores da indústria trabalhem em conjunto. 

Esse sistema também fortalece a troca de informações entre as diferentes áreas, de forma a evitar comunicações destoantes. Segundo Aloisio Arbegaus, que é diretor da Teclógica, a tecnologia possui papel importante nisso, pois consegue analisar uma grande quantidade de dados e integrar informações.

“Para que o PCP funcione de forma efetiva, é preciso cumprir três objetivos: planejamento, onde entende-se especificamente o que será feito. A programação, definindo quais serão os recursos necessários. E o controle, uma etapa constante que envolve monitoramento e análise de gargalos”, afirma ele.

Benefícios do Planejamento e Controle de Produção

O PCP traz diversos benefícios para as indústrias. Como obtém dados provenientes de diferentes cenários e etapas, há diminuição de erros e a resolução de problemas se torna ágil. A tomada de decisão é muito mais assertiva, pois é fundamentada em informações concretas e no histórico de produção da fábrica.

Além disso, tendo em mãos informações integradas, é possível controlar melhor o estoque para que não faltem insumos. Dessa forma, a empresa conhece o que há no depósito e pode se programar melhor quanto às datas de compra. 

Aloisio afirma que, com o monitoramento do fluxo produtivo, é possível obter dados como tempo, capacidade e desempenho. “Conhecer esses resultados é fundamental para entender se a produção está andando conforme o planejado ou se necessita de ajustes.”

O papel da tecnologia nesse processo

A tecnologia oferece suporte para que a fábrica faça o PCP de maneira efetiva. E nesse contexto existem soluções que atendem a diferentes demandas. Softwares de Planejamento e Produção Avançados (APS), por exemplo, permitem um planejamento integrado e preciso.

Essas ferramentas combinam fatores como capacidade produtiva, prazos e sazonalidades para planejar, levando como base recursos finitos. Além disso, os dados podem ser facilmente compartilhados com os responsáveis, promovendo uma troca de informações transparente.

“As inovações tecnológicas permitem uma visualização interativa e integra os fluxos de produção, o que ajuda a identificar rapidamente os gargalos. Nessa realidade, é possível simular diversos cenários, considerando os mais variados fatores, para chegar num resultado de excelência”, finaliza Aloisio. 

*Assinado por: Aloisio Arbegaus, Diretor Comercial da Teclógica