Pazzei lança módulo do Enem para ajudar estudantes na prova

Em 2014, o governo aprovou o Plano Nacional de Educação (PNE), que determina metas, diretrizes e estratégias a serem implementadas, do Ensino Infantil ao Ensino Superior, até 2024. Uma das metas estabelecidas pelo PNE é o aumento da taxa bruta de matrículas de jovens de 18 a 24 anos no sistema de ensino superior, pretendendo aumentar este índice para 50%.

Indo ao encontro desses números, o objetivo de se formar em uma faculdade ainda é algo almejado por muitos jovens brasileiros. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) demonstrou que o interesse deles em ingressar no Ensino Superior têm crescido a cada ano, com um aumento de cerca de 13% no número de inscritos em relação a 2022.

Sabendo que o Enem é um dos exames mais importantes para os alunos do ensino médio e, além de ser uma prova nacional, é também uma porta de entrada para o Ensino Superior – tanto em instituições públicas quanto privadas, com bolsas de estudo e financiamentos -, a empresa Pazzei lançou o módulo Enem na plataforma, com o objetivo de preparar os participantes para a prova.

Patricia Lemanski, Designer UX do Pazzei, explica que a preparação para uma prova nos moldes do Enem pode ser cansativa e desafiadora. Por isso, juntamente com o professor Xandão, parceiro da plataforma, a ideia foi desenvolvida com o intuito de fornecer aos alunos uma oportunidade de aplicar e revisar os conteúdos estudados, resolvendo questões no mesmo formato do Enem.

“Um dos nossos objetivos é que os alunos possam treinar para a prova com segurança, mas que esse processo seja o mais simples e fácil possível”, diz. “Assim, eles não precisam se preocupar em descobrir quais assuntos têm aparecido mais nas provas, ou buscar simulados prontos que não se adaptam à rotina deles”, destaca.

Lemanski enfatiza que o contato com o professor parceiro foi essencial durante o processo do desenvolvimento da funcionalidade por estar diariamente usando e recebendo feedbacks de alunos sobre plataformas de estudo.

Além disso, a plataforma foi projetada com estatísticas e dados das edições anteriores para direcionar as perguntas sobre os assuntos com maior incidência na prova do Enem. 

“Pensamos na funcionalidade para atender às necessidades dos alunos em diferentes contextos. Com o Módulo Enem, os alunos que buscam se preparar para a prova como um todo podem gerar simulados de 45 questões por área do conhecimento”, diz. “Já os alunos que querem medir o desempenho em certa área ao longo do ano poderão usar um modo mais flexível resolvendo menos questões”, complementa.

A designer UX do Pazzei destaca que o módulo foi pensado com foco na experiência do usuário. “Buscamos dar controle ao aluno para que ele decida como usar a ferramenta no seu contexto individual, mas trouxemos essa flexibilidade de uso de forma intuitiva e sem sobrecarregá-lo com muitas configurações”, finaliza. 

Para saber mais, basta acessar: www.pazzei.com.br