Os Obséquios Tecnológicos da IA na Saúde

Os Obséquios Tecnológicos da IA na Saúde.

Como a Inteligência Artificial e principalmente a Tecnologia vem auxiliando o setor de Saúde.
… E não é de agora!

A utilização da Inteligência Artificial como suporte às mais diversas áreas do conhecimento é amplamente conhecida por profissionais da área de Dados e entusiastas, e vem se tornando mais comum entre os cidadãos em geral através de notícias referente a pandemia que estamos vivendo atualmente, tal como diagnóstico de infectados feito por máquinas ou através de estudos que possibilitam a identificação de casos através de uma pesquisa online feita por celulares.

As colaborações deste nicho tão representativo na atualidade para com a Saúde vão além de contribuições como essas, chegando a ser transformadoras, aliás a Transformação está presente no título de um livro da editora tão conhecida pela comunidade de Dados, O’Reilly, How Data Science Is Transforming Health Care que demonstra as mais diversas aplicações da Ciência de Dados e seus resultados nessa área tão vital para o ser humano.

Essa união de esforços vai muito além de simples análise, podem chegar a impactar a gestão da área de saúde como um todo, podendo tornar o setor de saúde mais efetivo, facilitando a obtenção de informações que vão além das fontes tradicionais e até mesmo como se construir um sistema de saúde melhor e mais abrangente através da utilização dos dados consumidos e gerados por toda essa cadeia de valor.

O momento atual tem possibilitado o estreitamento ainda maior entre a interdependência colaborativa deste conceito das Ciências Exatas e suas aplicações tecnológicas nas Ciências Biológicas, a necessidade de transformar os processos tradicionais tem motivado diversas iniciativas a atuarem em colaboração no combate ao COVID-19.

Algumas iniciativas impactam de maneira direta através do uso de Tecnologia e da IA, como por exemplo os Hackthons (competições em que os participantes devem encontrar uma solução para problema proposto em um espaço curto de tempo). O HACKMED, um Hackthon e Conferência médica, se caracteriza como o maior evento de inovação em saúde do Brasil. Também ocorre no Brasil, e em mais outros 70 países o Hackthon Online promovido pela Techstars, o Startup Weekend no qual buscam soluções personalizadas para a realidade de cada país neste momento atual em que vivemos.

Pegando emprestado um conceito da área biológica, mas que descreve bem a maneira como Tecnologia e Medicina tem trabalhado juntas, pode-se dizer que existe uma relação simbiótica, que se fortalece ao longo do tempo, visando sempre a saúde e bem estar do ser humano. Havendo união, com certeza haverá evolução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.