O que é um domínio de dados?

Fonte: https://www.nicolaaskham.com/

Esta é uma pergunta muito simples e direta, e eu pensei que a resposta provavelmente fácil. No entanto, quando um colega me enviou esta pergunta, fiquei muito surpresa que me questionei se eles não deveriam saber a resposta mais adequada. Refletindo me dei conta que que este é mais um exemplo de como nós, profissionais de dados, somos realmente muito relapsos em definir as coisas, principalmente as mais simples

Em se tratando de governança de dados, investimos nosso tempo auxiliando diversas áreas da organização e apoiando nas definições dos dados, mas muitas vezes não definimos os termos que usamos cotidianamente e de forma simples para que todos compreendam.

NT: utilizar uma linguagem acessível para a empresa, de modo compreensível para todos, desde a área de dados a negócios é um dos princípios elementares para o aculturamento em dados.  

Então, eu decidi que esta era realmente uma excelente pergunta e definitivamente era uma que eu deveria responder.

A primeira coisa que fiz foi consultar o DAMA Dictionary of Data Management, um excelente livro de referência para qualquer pessoa em governança de dados e, como membro do DAMA, eu o recomendo.

NT: trata-se de um dicionário elaborado pelo DAMA com mais de 2 mil termos, servindo para todas as áreas relacionadas a infelizmente que eu saiba nunca foi traduzido para português. A última versão disponível foi realizada em 2016.

No entanto, me surpreendeu a definição dada para o termo de domínio de dados como “o conjunto de valores permitidos para um atributo de dados”. No entanto, não é a forma mais aderente para o termo e acredito que é o exemplo perfeito do que acontece na área de dados, simplesmente começamos a usar um termo e as pessoas com quem trabalhamos começam a usá-lo, ele se prolifera, mas não estamos necessariamente usando-o de forma correta.

Embora um domínio de dados seja talvez a terminologia mais usada em modelagem de dados e em bancos de dados, nós o usamos muito no escopo da governança de dados, mas em meu ponto de vista, há um significado um pouco diferente. Claramente, mencionamos como “um conjunto de valores permitidos para um atributo de dados” – isso é muito técnico e não é aplicável para utilizarmos com a área de negócios. Então, o que queremos dizer?

Bem, quando uso o termo, me refiro um agrupamento lógico de dados – algo em que podemos dizer onde começa e termina. Do meu ponto de vista, normalmente tento encontrar domínios de dados com uma identificação clara para que eu possa identificar os proprietários dos dados.

NT: por isso a importância de ter os papeis e responsabilidades de dados definidos para saber quem é o responsável ou ponto focal por qual domínio de dados, regras de negócios, linhagem, entre outros.

Por exemplo, você pode chamar os dados do cliente de domínio de dados, ou agrupamentos específicos como dados financeiros, RH, produtos, fornecedores. Todas essas são ideias de agrupamentos lógicos de dados que se relacionam entre si.

E nestes domínios estão uma das tarefas de governança de dados atuar nas especificidades que estão incluídas nesses domínios, agregando qualidade, segurança, clareza e auxiliando no uso adequado destes recursos, e é o que eu e muitos profissionais com quem trabalho queremos dizer quando dizemos ‘domínio de dados’.

Às vezes eu não uso a palavra domínio de dados. Falo em termos de ‘conjunto de dados’, que é qualquer agrupamento lógico de dados e acho que você pode usar as palavras ‘conjunto de dados’ e ‘domínio de dados’ de forma intercambiável. Apenas certifique-se de que o termo é entendido e compreendido principalmente nas áreas de negócios, a fim de evitar qualquer mal-entendido.

NT: a adoção do termo domínio ou conjunto de dados deve ser utilizado considerando todos os usuários desde negócios a TI e use uma linguagem unificada e documentada em catálogos e dicionários para que haja continuidade deste e dos demais termos.

Então, aí está. Essa é a minha definição de domínio de dados. Espero que você ache útil. Se você fizer isso, por favor, ajude-me na minha missão de ajudar o maior número possível de pessoas a ter sucesso com a governança de dados, compartilhe este conteúdo e estimule o debate, e serei muito grata.

Não se esqueça, se você tiver alguma dúvida que gostaria de abordar em futuros vídeos ou posts, envie-me um e-mail – question@nicolaaskham.com. Nicola é muito acessível e sempre disponibiliza a agenda em seu blog para atendimento e se precisar pode me procurar também.

Artigo traduzido e com alguns “pitacos” mas originalmente What is a Data Domain? de autoria de Nicola Askham

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.