Niterra do Brasil abre chamada para startups de healthcare

Doenças respiratórias crônicas, como asma, DPOC, rinite e sinusite crônicas, afetam milhões de brasileiros e representam um desafio significativo para a população de diversas faixas etárias. Em resposta a essa demanda urgente, a Niterra do Brasil, por meio de sua Divisão de Novos Negócios e Inovação – MOVA, em parceria com a Eretz.bio (HUB de Startups do Hospital Israelita Albert Einstein), tem o prazer de anunciar o lançamento do Desafio Niterra – Doenças Respiratórias Crônicas.

Com base em dados do Ministério da Saúde, a prevalência da DPOC pode atingir até 15% da população, enquanto a asma afeta quase 25%, considerando os diferentes graus da enfermidade. Apesar da alta incidência, enfrentar essas doenças continua sendo um desafio devido a diversos fatores, incluindo diagnóstico demorado, tratamento prolongado e dificuldades no engajamento do paciente.

O diagnóstico preciso das doenças respiratórias crônicas muitas vezes é complicado devido à semelhança entre os sintomas das doenças respiratórias agudas, como gripes e resfriados, com as doenças crônicas. Isso pode levar a múltiplas visitas aos prontos-socorros antes que um diagnóstico correto seja estabelecido, prolongando o sofrimento do paciente e aumentando os custos de tratamento.

Além disso, o tratamento dessas condições muitas vezes exige um compromisso de longo prazo, e o engajamento do paciente tende a diminuir à medida que os sintomas melhoram, o que pode comprometer a eficácia do cuidado e resultar em custos adicionais significativos.

Esta chamada aberta visa identificar e apoiar soluções inovadoras que abordem esses desafios de maneira eficaz e sustentável, desde o aumento na assertividade dos diagnósticos e apoio em decisões médicas até a otimização na jornada dos pacientes e antecipação de complicações. Dentre os benefícios gerados ao participar deste Desafio, está a possibilidade de financiamento da Prova de Conceito e as conexões com os Centros de Inovação Global do Grupo Niterra e com a Eretz.bio (HUB de Startups do Hospital Israelita Albert Einstein).

As startups de saúde interessadas em participar são convidadas a enviar suas propostas até o dia 19 de abril de 2024. O anúncio das selecionadas será divulgado no dia 29 de abril de 2024, através da página do Desafio Niterra e das Redes Sociais do MOVA e Eretz.bio.

A Niterra do Brasil

A Niterra do Brasil é uma multinacional japonesa do ramo automotivo, reconhecida globalmente pelas suas marcas NGK e NTK, as quais são líderes no fornecimento de produtos de elevada tecnologia para os sistemas de ignição automotivos, sendo a marca mais lembrada no segmento. Como parte de sua estratégia de expansão, a empresa identificou a área da saúde como uma de suas prioridades, em especial o enfrentamento das doenças respiratórias crônicas. No Brasil, as iniciativas nessa frente são lideradas pela MOVA – Divisão de Novos Negócios e Inovação.

A marca está no mercado há mais de 80 anos e compreendeu que para continuar escrevendo a história é essencial ter consciência da sua responsabilidade com o futuro da sociedade, portanto, o MOVA, junto à companhia busca criar um ecossistema de negócios sustentáveis.

A divisão busca soluções que promovam a sustentabilidade e estão diretamente relacionadas com os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU, e com um ecossistema de inovação global, com atuação em setores que são a base para que se viva em um planeta mais brilhante e com melhor qualidade de vida.

O Grupo Niterra já possui investimentos na área de saúde em todo o globo, o que consiste em uma grande oportunidade para as startups que queiram trabalhar com o grupo. 

No Brasil, estão trabalhando na internação da operação comercial e assistência técnica de uma das muitas empresas globais, a americana Caire Inc., que possui soluções de Concentradores de Oxigênio, que proporcionam uma maior qualidade de vida para pessoas com doenças respiratórias crônicas. 

O grande objetivo a médio prazo é oferecer um portfólio de soluções em healthcare que promovam saúde à população brasileira.

“Acreditamos que a inovação tecnológica pode desempenhar um papel fundamental na melhoria do diagnóstico, tratamento e gerenciamento das doenças respiratórias crônicas, e esperamos receber propostas inovadoras que possam fazer a diferença na vida dos pacientes”, afirma Thiago Rodrigues, Gerente Geral de Novos Negócios e Inovação.

Para obter mais informações sobre o regulamento e acessar o formulário de inscrição, basta acessar o site: https://www.eretz.bio/desafio-niterra/.