Networking impulsiona crescimento no mercado de software

A indústria de software experimenta um crescimento vertiginoso nos últimos anos, e o mercado global de software deve atingir cerca de US$ 720 bilhões até 2024, segundo a Statista. Conforme a ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), em 2022, o mercado nacional de software e serviços teve um faturamento de aproximadamente US$ 41,1 bilhões, representando um aumento de 5,1% em relação a 2021. 

Neste cenário altamente competitivo, empresários de software tem buscado cada vez mais estarem bem conectados e informados para garantir a sobrevivência e o sucesso de suas empresas. Uma das opções que está sendo adotada por diversos empresários de software é a participação de grupos de networking, onde podem compartilhar conhecimento, encontrar parceiros de negócios e descobrir novas oportunidades. 

A participação em grupos de networking pode abrir portas para oportunidades de negócios que, de outra forma, poderiam passar despercebidas. Neste contexto, os empresários de software que participam de grupos de networking têm acesso a uma ampla rede de contatos, aumentando as chances de encontrar novas oportunidades de negócios, como parcerias, projetos e clientes. 

Thulio Bittencourt, CEO da Exponencial Holding e mentor da Sala dos Mestres, destaca a importância dessa prática: “O networking é uma ferramenta essencial para qualquer empresário, especialmente na indústria de software, onde a inovação e a colaboração são fundamentais para o sucesso. Participar de grupos de networking permite que empresários de software se conectem com profissionais de diversas áreas, compartilhem experiências e descubram oportunidades que podem impulsionar seus negócios”.

A participação em eventos e discussões nesses grupos permite que os empresários de software aprendam com as experiências e os conhecimentos de outros profissionais, obtenham informações sobre tendências emergentes e atualizem suas habilidades técnicas e gerenciais.

Um dos benefícios menos tangíveis, porém igualmente importantes, da participação em grupos de networking é o desenvolvimento de habilidades interpessoais, como comunicação, empatia e liderança. Essas habilidades são fundamentais para o sucesso de um empresário de software, ao facilitarem a formação de parcerias, a atração de clientes e a gestão de equipes.

Thulio Bittencourt reforça essa ideia: “Nos meus mais de 15 anos atuando no mercado de software, pude observar inúmeros casos de empresários que, ao investirem no networking, conseguiram expandir seus negócios e aumentar significativamente suas receitas. Não há dúvida de que a criação e manutenção de uma rede sólida de contatos é fundamental para o sucesso a longo prazo de uma Software House”.

Além disso, uma pesquisa da Universidade de Cambridge descobriu que as empresas, com conexões mais fortes com suas redes de inovação tendem a ser mais inovadoras e a ter um desempenho financeiro melhor do que aquelas que não têm. O estudo descobriu que essas conexões podem levar a um compartilhamento de conhecimento, recursos e oportunidades de negócios.

Thulio Bittencourt acrescenta: “A construção de uma marca pessoal e empresarial forte é essencial para se destacar no mercado competitivo de software. Os grupos de networking oferecem uma plataforma para demonstrar suas habilidades e conhecimentos, o que pode levar a novas oportunidades e parcerias”.

Os dados e números mostram que o networking pode ter um impacto significativo no crescimento e sucesso de uma Software House, proporcionando acesso a novas oportunidades de negócios, aquisição de conhecimento, desenvolvimento de habilidades interpessoais, aumento de receita e consolidação da marca.