Mercado de outsourcing crescerá 14% até 2024

Nos últimos anos, o outsourcing de TI tem se tornado uma prática comum entre as empresas de todos os portes. Segundo a pesquisa da Transparency Market Research, o mercado de outsourcing irá crescer cerca de 14% até 2024, recebendo investimentos de US$ 95 bilhões.

Com a transformação digital, a demanda por soluções tecnológicas e integrações que consigam conversar melhor com o cliente, oferecendo uma boa experiência de compra, estão crescendo e com isso, as solicitações para a área de Tecnologia da Informação também.

Aliado a este fato, aumenta a oferta de vagas para a contratação de profissionais de TI especializados no mercado e uma das soluções encontradas pelas empresas para atender a esta demanda é a terceirização desses serviços através do outsourcing. Além disso, estar atento ao mercado e às tendências é muito importante para sair à frente da concorrência e conhecer as tendências do setor de tecnologia é imprescindível.

Principais tendências do Outsourcing de TI

1. Aumento da demanda por serviços de nuvem

Cada vez mais é maior o número de empresas que estão reconhecendo os benefícios de usar a nuvem para armazenar e acessar dados e aplicativos. A nuvem é especialmente atraente para empresas que desejam reduzir custos, já que o armazenamento pode ser mais barato do que o armazenamento em servidores locais. Além disso, a nuvem permite que as organizações acessem dados e aplicativos de qualquer lugar do mundo, o que é particularmente útil para aquelas que têm colaboradores trabalhando remotamente ou que possuem escritórios em vários locais.

Segundo Ricardo Nunes, CEO da TRIYO Tecnologia, conseguir profissionais competentes nessa especialidade pode ser um desafio e por conta disso, se faz necessário contar com empresas de Outsourcing que possuam profissionais que tenham especialidades em serviços de nuvem, seja para migração de sistemas, integração, ou ainda, serviços específicos.

2. Aumento da demanda por soluções de segurança de TI

Com a crescente onda de ataques hackers, vírus e também para se adequar a LGPD, é importante que as empresas se preocupem com a segurança de seus dados e informações confidenciais, e, para tanto, ela devem contar com profissionais especializados que possam gerenciar e monitorar soluções como firewall, antivírus, detecção de intrusão, gerenciamento de patches e criptografia de dados, e assegurar que o negócio cresça sem riscos de vazamento de dados e protegidos de todas as ameaças.

3. Aumento da demanda por serviços de inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia em crescimento e as empresas estão buscando cada vez mais maneiras de aproveitá-la para melhorar seus negócios e a experiência do seu cliente.

A Inteligência artificial tem diversas funcionalidades e a cada dia, cresce mais a sua utilização em muitos projetos dentro das organizações como chatbots, análise de dados, reconhecimento de imagem e voz e automação de processos de negócios. Além disso, a IA pode ajudar as empresas a automatizar tarefas repetitivas, melhorar a precisão dos dados e a eficiência geral dos negócios.

Porém, para que a Inteligência artificial seja realmente utilizada em benefício da empresa, é necessário ter profissionais de TI especializados em desenvolvimento de softwares e gerenciamento de projetos para que assim, a demanda da empresa seja atendida conforme esperado e no prazo determinado.

4. Aumento da demanda por serviços de análise de dados

Hoje, as informações podem ser obtidas através de várias fontes, externas e internas, porém de nada adianta ter somente dados sem transformá-los em informações relevantes. À medida que as empresas coletam mais dados, elas também buscam maneiras de analisá-los para obter insights valiosos, afinal, os dados são ferramentas importantes, pois toda tomada de decisão passará por uma análise minuciosa e, sendo assim, é preciso ter um profissional que saiba lê-los de modo a torná-los uma vantagem competitiva para a corporação.

Este seria o trabalho de um cientista de dados, cujo perfil é mais analítico, estratégico e matemático e uma das suas funções é pensar quais seriam as perguntas que os dados devem responder para que um desenvolvedor crie um sistema e sejam extraídas essas informações. Ou seja, para as empresas será cada vez mais crucial ter profissionais especializados em ciência dos dados, Big data e em desenvolvimento de sistemas para extrair os dados que deseja.

A procura por bons profissionais como este é grande e muitas empresas já encontram dificuldade em contratar colaboradores para executar seus projetos de tecnologia. Profissionais digitais, engenheiros de softwares, programadores, desenvolvedores, arquitetos de soluções, cientista de dados, designers, são algumas das funções para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que atendam às demandas do mercado de cada setor, assim como, a satisfação de navegação e compra dos seus usuários que estão cada vez mais exigentes.

Geralmente, esses profissionais especializados são mais difíceis de contratar e contar com uma empresa de Outsourcing de TI é fundamental, além disso, ao contratar uma empresa de outsourcing de TI é importante avaliar as capacitações técnicas dos profissionais que fazem parte do Banco de Talentos da mesma, projetos já realizados, credibilidade e experiência no mercado, adverte Ricardo Nunes.