Já ouviu falar em Silos de Dados?

Na sua jornada de dados provavelmente você já ouviu falar em Data Silos, ou em bom português, Silos de Dados. Mas do que se trata? Onde vivem? Como se alimentam?

Confesse, alguma vez na sua vida você já fez uma cópia daquela planilha para sua pasta, ou baixou um documento daqueles vivos que estão em constante edição para sua máquina, como acredito fielmente que a resposta foi positiva para algum dos casos, então você já contribuiu para a existência dos silos de dados.

Brincadeiras a parte, os silos de dados são grupos de informações que deixam de ser compartilhadas entre os membros de uma organização por serem restritos a algum sistema que não se conecta com os demais, por pertencerem ao drive de uma área específica, ou por se tratar de um documento de “exclusividade” de algum colaborador, (sim, estou sendo irônica, não existe informação que pertença a um único alguém, existem informações restritas a um grupo de pessoas, isso sim, está correto).

Os silos de dados ferem profundamente o coração de qualquer profissional de governança de dados, nosso lema consiste na democratização destes dados, ou seja, que todos possam compartilhar as informações, para que elas possam estar disponíveis no tempo certo e no sistema adequado de acordo com sua taxonomia (classificação, categorização).

Parece algo sem tanta importância, mas os silos de dados podem causar inconsistências em documentos que geram relatórios e interferir na correta tomada de decisão dos gestores de sua empresa, o que pode implicar em grandes prejuízos financeiros.

Uma das atividades de Governança de Dados é gerenciar os dados contidos nos ambientes da organização a fim de evitar que os silos possam ocorrer, mas é um trabalho que depende da colaboração de todos, portanto, da próxima vez que for isolar um documento que deveria ser compartilhado lembre-se deste artigo e faça a coisa certa!

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.