Iniciativas brasileiras em Ciência de Dados, ML e IA.

Tenho a impressão de que iniciativas estrangeiras em qualquer área são mais valorizadas por nós brasileiros do que as realizadas pelos nossos conterrâneos, mas fico muito feliz em encontrar esses feitos que trazem orgulho para nossa nação, mesmo com todas as adversidades.

Recentemente algumas iniciativas de brasileiros chamaram a atenção do mundo e do potencial que temos para realizar qualquer coisa, inclusive grandes contribuições para o Ciência de Dados, Machine Learning e Inteligência Artificial.

Há iniciativas muito interessantes no varejo, como o Marvin é uma plataforma de Inteligência Artificial (IA) desenvolvido pelos engenheiros de software do B2W Marketplace, merece destaque também o Bob, uma aplicação de Big Data para conteúdo customizado do Magazine Luiza.

Como o Robô Laura, criado por Jacson Fressato, tecnologia implantada nos hospitais para ajudar a identificar precocemente os riscos de sepse. Sendo tema da excelente dissertação de mestrado Avaliação do impacto na identificação de paciente com risco de sepse após implantação de um robô cognitivo gerenciador de risco (Robô Laura®)”, de Aline Junskowski Kalil.

 O hospital Albert Einstein, criou um aplicativo patenteado de dermatologia para ajudar no diagnóstico de problemas de pele remotamente, e seu crescente uso da telemedicina e resultados impressionantes foram mostrados no MedinIsrael Conference.

A crescente lista de startups brasileiras consideradas unicórnios, como Arco Educação,  NubankStone Pagamentos Ifood, e 99, que em 2019 pode ter mais representantes: CargoX, que usa a tecnologia para aprimorar o transporte de cargas por caminhões; a Grow, criada pela fusão entre a brasileira Yellow e a mexicana Grin na área da mobilidade; e Quinto Andar aplicativo de pesquisa e aluguel de apartamentos.

Estes trabalhos servem de inspiração e incentivam novos empreendimentos e trazem contribuições ímpares para a área e mostram a capacidade brasileira de surpreender sempre.

Este post foi publicado inicialmente em
https://www.linkedin.com/pulse/iniciativas-brasileiras-em-ci%C3%AAncia-de-dados-ml-e-ia-cristiane-massena/

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.