IA auxilia nas eleições e definição de políticas públicas

Projeções da PwC (PricewaterhouseCoopers), a pedido da Microsoft, apontam que a IA (Inteligência Artificial) poderá contribuir em mais de US$ 15,7 trilhões (R$ 82,05 trilhões) para a economia global até 2030, um crescimento de cerca de 4,4% em relação à data de realização da pesquisa.

Cada vez mais, as tecnologias avançam e passam a desempenhar funções antes não imaginadas em setores tradicionais. Na administração pública, por exemplo, a tecnologia digital já está presente nos algoritmos de captação, análise e gestão de dados. 

Junior Ribas, CEO da NnyAgency – empresa que atua com marketing digital -,  destaca que a IA vem auxiliando a humanidade de um modo geral, trazendo números exatos em pesquisas. “A IA possibilita que máquinas aprendam com experiências, se ajustem a novas entradas de dados para performar tarefas como seres humanos, trazendo agilidade e praticidade para o nosso dia dia”.

Ele destaca que, na política, a IA auxilia nos números exatos e resultados de pesquisas de satisfação da população sobre temas como saúde e segurança. Com isso, o gestor público consegue entender e melhorar esses temas na sua gestão.

A saúde, citada por Ribas, está entre os maiores desafios dos gestores públicos em 2023, conforme dados da Pesquisa “A Saúde que os Brasileiros querem” realizada pelo Instituto PoderData e contratada pela ANAHP (Agência Nacional de Hospitais Privados). Apenas 10% dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) avaliaram a saúde no país como boa ou ótima. Enquanto isso, para 43% dos entrevistados, o sistema é ruim ou péssimo.

A segurança, também mencionada pelo empresário, igualmente aparece como uma das pautas mais urgentes para os gestores públicos. Para se ter ideia, 847.313 celulares foram roubados ou furtados no país em 2021, conforme indicativos do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022, realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O Anuário aponta que o número de roubos a comércios (6,5%), residências (4,7%), instituições financeiras (11%) e de carga (2,4%) também aumentou. Os crimes de violência sexual, pos sua vez, cresceram 4,2%, com o registro de 66.020 estupros em 2021.

Como a IA pode ajudar nas eleições?

“Nas eleições, a IA auxilia na distribuição do conteúdo on-line em redes sociais, fazendo com que a informação certa chegue à pessoa certa”, afirma.

Na Dinamarca, o Partido Sintético é comandado pelo “Leader Lars”, um chatbot com IA. Em entrevista ao MotherBoard, o criador Asker Staunæs contou que a tecnologia foi criada por uma ONG chamada MindFuture para representar 20% da população do país europeu, que não tem representantes atuais no parlamento. A IA foi treinada com base em políticas desenvolvidas por partidos periféricos do país na década de 1970. 

Na visão do CEO da NnyAgency, a evolução da IA é importante, pois facilita o resultado de trabalhos que levariam semanas, o que deixa o custo mais baixo na busca de um resultado assertivo. “Devemos lembrar que toda tecnologia é bem-vinda e necessária para as nossas vidas, porém o mais importante ainda é ‘a mão que opera a máquina’”, conclui Ribas.

Para mais informações, basta acessar: https://nnyagency.com.br/