Ferramentas de gerenciamento de dados: qual escolher?

Como já abordei anteriormente, o  gerenciamento de dados é um conceito amplo e ambíguo, definido pelo DAMA como “o desenvolvimento de arquiteturas, políticas, práticas e procedimentos para gerenciar o ciclo de vida dos dados”. 

Adotar ferramentas de alta qualidade são essenciais para o gerenciamento de dados e metadados, que descrevem as várias facetas de um ativo de informação que podem melhorar sua usabilidade em todo o seu ciclo de vida. 

Existem diversas ferramentas, e irei destacar algumas que tenho mais familiaridade, presentes também no quadrante mágico da Gartner Research   mas existem diversas fontes como as mencionadas nos artigos de
Weinberg  (2019) e Weldon (2019).

Data Center Governance

O DGC da Collibra, lidera há anos o quadrante da Gartner em gerenciamento de metadados, e possui recursos como:

Catálogocria um inventário de dados, incluindo os atributos que indicam definições de qualidade e linhagem.

Glossário de negócios: reune termos de negócios com descrições significativas e contexto certo para suas necessidades.

Dados de Referência: existem os padrões e mostra como os dados são organizados, classificados e conectados, o que dá ao usuário de autoatendimento maior precisão para relatórios e análises.

Gerenciamento de políticas: fornece uma maneira de definir facilmente as políticas, e revisar e atualizar suas diretivas de dados conforme elas são adotadas e executadas.

Suporte a Dados: permite que qualquer usuário registre e rastreie rapidamente os problemas de dados.

Curadoria: ajuda os administradores de dados a gerenciar suas tarefas diárias e colaborar com as partes interessadas para que possam efetivamente compartilhar e enriquecer os ativos de dados.

Fonte: Collibra

Alation

A Alation é conhecida por suas capacidades de catalogação de dados e parcerias com  fornecedores líderes em vários mercados dando suporte a casos de uso analítico – incluindo Teradata, Tableau, MicroStrategy, Hortonworks, Cloudera e Trifacta.


Fonte: Information Management

Alex Solutions

A Alex Solutions está em rápida evolução para oferecer suporte a diferentes setores, e ampliar a funcionalidade do produto através dos repositórios de metadados, linhagem de dados, análise de impacto e gerenciamento de metadados e tradução.


Fonte: Information Management

EDI – ASG Technologies

O ASI Enterprise Data Intelligence (EDI) é uma solução única com uma interface intuitiva e ampla funcionalidade de base que inclui descoberta automática, catálogo, linhagem, gerenciamento de dados de referência e governança. Gartner destaca que sua facilidade para instalação é um grande destaque.

Fonte: Information Management

Datum

O Datum visa descobrir, entender, conectar e medir o valor dos dados para a empresa. Estabelece um método proprietário para o gerenciamento de desempenho, definição de processos, dicionários de dados clássicos, políticas e glossários de negócios em uma abordagem unificada.

InfoSphere

O InfoSphere Information Governance Catalog da IBM  oferece um padrão corporativo com ampla variedade de domínios de dados e casos de uso. Com a oferta de Unified Governance and Integration Platform, a IBM continua impulsionando a inovação em governança e gerenciamento de dados, análises e ML.

Informática

A participação da Informatica neste mercado é destacada por seus recursos de análise e controle de informações alinhada com suas ofertas independentes de aplicativos e plataformas, com uma ampla gama de infraestruturas de informações estabelecidas e emergentes.

Fonte: Information Management

Oracle

“O reconhecido portfólio diversificado da Oracle para lidar com a integração de dados e requisitos orientados a dados abrangem ferramentas de qualidade de dados, soluções de gerenciamento de dados mestres, barramento de serviço corporativo, dispositivos analíticos, aplicativos corporativos e plataformas, destacando o Oracle Data Management Cloud.

Fonte: Information Management

Smartlogic

A Smartlogic destaca-se pelo crescimento e amadurecimento de suas  funcionalidades, como linhagem de dados e análise de impacto, e capacidades de estruturas semânticas.

Fonte: Information Management

Esses líderes com certeza, agregam muito e em breve teremos comparativos para subsidiar novas pesquisas que nunca é demais quando se trata de um assunto tão sensível quanto a governança e envolve parcerias que durarão tempo e investimentos de diversos recursos.

Para os profissionais interessados em atuar com essas ferramentas, algumas oferecem certificações gratuitas e pagas, que podem ser um diferencial para o currículo, principalmente para os que estão começando na área.

Para saber mais…

Gartner Magic Quadrant

WELDON, D. 14 top metadata management platforms

WEINBERG, P. 28 Data Management Tools & 5 Ways Of Thinking About Data Management

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.