Estudo prevê 79 mil novos casos de câncer no Brasil em 2023

Projeções divulgadas pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer) apontam a expectativa de que 79 mil casos de câncer surjam entre os brasileiros no ano de 2023. O câncer é a segunda principal causa de morte no mundo, ainda que 40% das mortes relacionadas à doença possam ser evitadas a partir do controle de fatores de risco como tabagismo, uso de álcool, má alimentação e inatividade física.

Entre os tipos de câncer com maior incidência estão o câncer de próstata, de mama, colorretal e o câncer de pulmão. A busca pelo diagnóstico precoce, por meio de exames de rastreamento, é capaz de até mesmo evitar a doença, em alguns casos, e dentre os recursos médicos existentes, a cirurgia oncológica é também uma das principais ferramentas para a cura dos tumores malignos. 

Frente à previsão de que o Brasil tenha 79 mil casos a mais de câncer neste ano, Antonio Luccisano, sócio da Tech Four Medical, empresa que importa dispositivos  para o mercado de saúde, afirma que atuar na prevenção e proporcionar tratamento adequado aos pacientes serão os grandes desafios para o país nos próximos anos. “A explicação para este crescimento está na maior exposição dos indivíduos a fatores de risco cancerígenos como sedentarismo, estresse, mudanças no comportamento alimentar, tabagismo, poluição e outros”, acrescenta ele, que é formado em Biologia e Saúde Coletiva.

Segundo a revista on-line Medicina S/A, a implementação de estratégias envolvendo recursos para prevenção, detecção precoce e tratamento, possibilitariam o salvamento de milhões de vidas. Para Luccisano, que trabalha há 20 anos dentro do segmento médico no Brasil, os dispositivos surgidos nos últimos anos podem ajudar a mitigar esse panorama. “Apesar do quadro negativo, a boa notícia é que, segundo o Inca, entre 30% e 50% dos casos de câncer podem ser prevenidos e muitos casos apresentam uma alta chance de cura se detectados precocemente e tratados adequadamente”, assegura.

O profissional declara que a tecnologia é uma grande aliada no avanço dos tratamentos e trouxe novas perspectivas para os pacientes, por meio de dispositivos médicos com foco em diagnóstico, prevenção e tratamento do câncer. Alguns exemplos, de acordo com ele, são: exames mais precisos para a identificação precoce de tumores, inclusive com o uso de IA; possibilidade de cirurgias minimamente invasivas, que são menos agressivas para os pacientes; e imunoterapia, entre outras técnicas.

Ainda sobre os avanços tecnológicos que têm oferecido novas alternativas à área médica, o profissional aponta a genômica como uma opção de tratamento personalizado – nela, são realizados testes para rastreio de alterações no DNA, permitindo a identificação de possíveis tumores em desenvolvimento, explica. 

“Há também a modalidade que possibilita o rastreio genético do próprio tumor, para os casos em que já ocorreu o diagnóstico. Neste caso, há maior precisão para os médicos na definição do tratamento, o que aumenta as chances de cura para o paciente, finaliza Luccisano.

Mais informações disponíveis em https://techfourmedical.com/