Entrevista com Thiago C. Rodrigues – SQL Developer

A ABRACD está selecionando profissionais de destaque no mercado de analise dados e entrevistando para saber qual foi a jornada que trilharam até chegar neste momento,
Thiago Rodrigues é o profissional destaque de hoje, um profissional que é realmente diferente, mostra em seus resultados, algo a mais que o combinado e assim ganha a admiração da comunidade, de seus superiores e da empresa onde trabalha.

1) Conte um pouco de você.

Sou um cara apaixonado por tecnologias e afins, onde desde muito pequeno já tinha uma tendência muito grande com a área. Sempre gostei muito de saber como funcionavam as coisas na web, nos jogos de videogame que eu jogava entre outras coisas. Moro em São José do Rio Preto, atualmente com minha mãe e meu irmão mais novo. Sou formado em Informática para Gestão de Negócios, pela Fatec Rio Preto, que me deu grande base e um bom network que cultivo até os dias atuais.

2) Conte como foi sua história com a área de dados, como começou, quais cursos fez e onde trabalhou.

Pra falar a verdade, a área de dados me cativava, mas eu não dava muita atenção a ela quando mais novo (na época de faculdade). Meu negócio na época era ser desenvolvedor web, estava no hype ser desenvolvedor quando cursei minha faculdade. Mas meu primeiro emprego, como Analista de Sistema no Austa, deu uma alimentada a mais para meu gosto voltado a área de dados. Em 2008, ainda estagiário, que comecei a ter meus primeiros contatos com SQL.

Passado o tempo, fui efetivado (em 2010) e então trabalhar mais a fundo com montagem de relatórios estatísticos e alguns dashboards simples. Ainda assim, meu desejo de entrar em algum lugar como desenvolvedor não tinha acabado, foi então que consegui minha primeira vaga como “Full-stack developer”. Mas logo retornei a área mais voltada a dados e aos negócios, que é o meu forte. Fiz diversos cursos em plataformas online, como Udemy, Alura e aplicativos de ensino como SoloLearn.

3) Quais são as tecnologias que vão ter destaque em 2021 na sua opnião?

Pra mim, o que será maior destaque na área voltada a dados em 2021 é o Python como linguagem de programação, mas SQL e NoSQL também não serão deixados de lado.

4) O que você não recomenda que seja feito na área de analise de dados?

Em questões de conhecimento, não existe algo que eu não recomende, acredito que tudo é válido e sempre terá alguma demanda no mercado para você atender. Mas em comportamento é você não usar sua experiência com dados, porque acha que só porque trabalha na área da saúde, por exemplo, não poderá trabalhar com finanças. Acho válido aplicar os conhecimentos e ferramentas em qualquer área, sem medo.

5) Qual conselho você deixa para os novos profissionais deste mercado.

Não deixe de se aproximar do conhecimento com o negócio e saiba como contar história com seus dados. Fora que, para qualquer área, não deixe de lado o aprendizado do inglês e faça parte de comunidades da área, procurando estar mais envolvido com a causa.

6) Observações e agradecimentos finais

Sem mais, obrigado pela oportunidade de participação.

Thiago Rodrigues
IT Analyst | SQL Developer | Data Analyst
https://www.linkedin.com/in/thiago-de-castro-rodrigues/

Video sobre UX para Business Intelligence, assunto muito importante pois é a camada que “toca” no usuário final #ux #data #businessintelligence

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.