Entrevista com Téo Calvo

1) Conte um pouco de você.

Sou Teodoro Calvo, mas todos me conhecem como Téo. Atualmente moro em São Paulo capital, atuando como Cientísta de Dados na Via Varejo desde Novembro de 2019. Tenho também um canal na Twitch (https://www.twitch.tv/teomewhy) e YouTube (Téo Me Why) para desmitificar Data Science e democratizar o conhecimento sobre o tema de forma totalmente gratuíta.

2) Conte como foi sua história com a área de dados, como começou, quais cursos fez e onde trabalhou.

É impossível falar de dados sem falar de Estatística. Todos os fundamentos matemáticos e estatísticos que possuo são graças à esta minha formação. Mas só em 2014 com o estágio na Editora Abril é que realmente entendi como a parte teória se ligava à prática e à computação, o que me abriu os olhos para uma atuação mais ampla.

Desta forma ganhei visibilidade de todo o ciclo analítico e suas etapas. Decidi me provocar a cumprir este ciclo de ponta a ponta em meu projeto de TCC. O objetivo foi realizar Predições de Partidas de Dota2, onde todos os pontos foram contemplados: coleta e armazenamento de dados (web scraping), ETL, modelagem e deploy. Já para o lado mais profissional, passei por algumas empresas como Tapps Games, SAS Institute Brasil e Grupo Boticário, sempre atuando no escopo de modelagem preditiva e Machine Learning. Para preencher algumas lacunas, principalmente na parte de computação distribuída, me especializei em Big Data e Data Science na UFPR.

Big Data e Data Science na UFPR.
Foto da UFPR

Hoje, tenho como missão orientar tecnicamente o desenvolvimento de modelos preditivos, com foco em CRM e Marketing.

3) Quais são as tecnologias que vão ter destaque em 2021 na sua opinião?

Sinto que Data Science está se aproximando cada vez mais da área de Tecnologia da Informação, principalmente em relação à DevOps e computação distribuída. Assim, acredito que conhecimentos em Apache Spark, MLflow, Kubernetes estarão cada vez mais presentes nos projetos de Data Science. Além, claro, da parte de em CI/CD (integração contínua e entrega contínua).

4) O que você não recomenda que seja feito na área de analise de dados?

Desenvolver modelos/análises que não estejam alinhados com a expectativa de negócio. Ou seja, gastar horas de trabalho em algo que as áreas de negócio não pretendem utilizar ou que não gere incremento de receita para a empresa.

5) Qual conselho você deixa para os novos profissionais deste mercado.

Comece pelo básico: matemática, estatística, programação. Depois avançe para soluções “prontas” de alto nível, assim, pouco importa a nova tecnologia do momento, fica fácil se adaptar.

6) Observações.

Primeiramente, parabéns pelo trabalho que estão fazendo, achei a iniciativa incrível! Dito isso, muito obrigado pelo espaço que me foi dado, sintam-se a vontade para me acessar sempre que necessário.

Aproveito para convidá-los à acompanhar nossas lives na Twitch (https://www.twitch.tv/teomewhy), temos uma comunidade acolhedora onde todos se ajudam, serão bem recebidos.

Abraços,
Téo Calvo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest