Entrevista com o profissional de análise de dados Rafael Arruda

Rafael Arruda

1- Pode se apresentar?

Me Chamo Rafael, trabalho com técnologia há 8 anos, trabalhei por um bom tempo com banco de dados e há alguns anos acabei migrando para área de Business Intelligence onde sou Consultor e Instrutor e atuo com 3 ferramentas de mercado: Pentaho, Power BI e Tableau.

Tenho experiência em projetos de BI de ponta a ponta e também já atuei na área comercial.


2- O que você acha da análise de dados no cenário atual das empresas?

Vejo muitas empresas grandes bem adiantadas na questão de analíse de dados até pelo seu alto investimento, mas as demais não acompanham e deixam uma lacuna, vejo nas ferramentas open source um grande suporte para fazer as demais empresas alcançarem esse mesmo patamar com bem menos recurso.

3- O Pentaho se encaixa nas novas ferramentas de Business Intelligence?

Com certeza, Pentaho não é apenas uma ferramenta de ETL como algumas pessoas acham, é uma suite completa de BI que começa com a preparação e integração dos dados e vai até a criação de relatórios e Dashboards.

Pentaho tem integração com diversos bancos de dados, Hadoop, R, Python, Spark, todas ferramentas utilizadas em um projeto de Big Data ou Data Science.

4- O que vcocê acha que falta para o nosso país decolar em análise de dados?

Acredito que falta mais capacitação e um pouco de mudança de mindset :

  • não fazer apenas o que o gestor de solicita,
  • entregar um pouco a mais,
  • pensar fora da caixa.
Curso de Power BI

5- Você é instrutor de Pentaho, explique melhor o seu curso?

O Curso online de Pentaho Data Integration foi feito pra quem quer aprender a ferramenta e também pra quem quer consolidar os seus conhecimentos, se aprimorar.

O conteúdo vai desde a instalação até criar transformações e agendar-las para executar automaticamente, não fica restrito apenas a banco de dados, irei demonstrar como trazer dados de uma api e carregar no banco de dados.

O PDI além de ser utilizado para ETL também é possível automatizar processos das áreas da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.