Descarte de lixo no vaso sanitário gera entupimentos em SP

A coleta de esgoto é um grande problema quando o assunto é saneamento básico. Segundo relatório anual do Instituto Trata Brasil, 100 milhões de brasileiros não possuem coleta de esgoto e apenas 50% do país tem tratamento. Dados do IBGE, indicam que ao menos 11 mil pessoas morrem todos os anos no Brasil por doenças relacionadas ao esgoto não tratado. Nas localidades onde existe a coleta, o transtorno ocorre pelos entupimentos.

Segundo a Sabesp, órgão de saneamento do Estado de São Paulo, são executados anualmente mais de 60 mil desentupimentos na rede de esgoto no município de São Paulo e região metropolitana. Em 2016, houve a retirada de mais de 14 mil toneladas de resíduos das tubulações. 

O vaso sanitário, é um dos pontos de descarte de lixo, onde papéis higiênicos, absorventes entre outros detritos acabam acessando a rede de esgoto e favorecendo as obstruções. Segundo Rodrigo, CEO da Coppi Desentupidora, é preciso mudar hábitos para garantir vaso sanitário limpo e, nos entupimentos, solicitar auxílio profissional, pois o esgoto oferece muitos riscos à saúde”. Novos hábitos de higiene e o desentupimento de vaso sanitário no momento certo evitam maiores incidentes residenciais.

Crescimento do desentupimento de vaso sanitário na pandemia

Entupimento de vaso sanitário é um problema comum em imóveis residenciais no país. A Sabesp faz mais de 5 mil desentupimentos por mês na região metropolitana e a metade, corresponde a apenas desobstruções na capital paulista. Para Rodrigo, a procura cresceu muito, principalmente depois da pandemia, “durante a pandemia, houve aumento na busca online por serviços residenciais de desentupimento”. Ele se refere aos dados de pesquisa cedidos pelo Google Trends, ferramenta gratuita de análise do Google. Segundo os dados, houve aumento de 750% entre 2019 e 2022 em desentupimento de vaso sanitário no país, com foco na região sudeste, especificamente em São Paulo. Rodrigo ainda ressaltou: A necessidade de isolamento instigou os moradores a investirem em manutenção preventiva e chamou atenção para problemas ocultos ou que não eram tão perceptíveis como entupimentos em vaso sanitário”.

Desentupimento de vaso sanitário: como ocorre obstruções

Os entupimentos de vaso sanitário ocorrem, geralmente, devido ao descarte de lixo nas tubulações de esgoto. Segundo cartilha informativa da Sabesp, que visa instruir de forma divertida as crianças e os adultos a não descartar lixo e demais detritos no vaso sanitário, existem outros motivos que provocam entupimentos no esgoto residencial. São eles:

  • Interligação de esgoto irregular – Esgoto que tenha encanamento com interligações ilegais de outros imóveis ou feito com tubulações do tamanho errado, podem sofrer de entupimentos com frequência;
  • Produtos químicos – Alguns produtos químicos, como desentupidores líquidos ou granulados, favorecem entupimentos quando utilizados regularmente;
  • Alagamentos – Chuvas fortes que causam enchentes em áreas mais baixas ou de mananciais, favorece alagamentos em alguns pontos, inclusive, inundação da rede de esgoto, ocorrendo o retorno dos dejetos pelo vaso sanitário.

Ainda que estes sejam motivadores de obstruções, os restos de alimentos, óleo de cozinha usado e detritos dos banheiros, causam grande parte dos entupimentos no vaso sanitário, segundo dados da Sabesp, que mostram que 1 litro de óleo, pode contaminar até 25 litros de água. 

Desentupimentos caseiros 

Quando ocorrem os entupimentos, muitas pessoas recorrem a medidas caseiras para eliminar o problema. O especialista afirma que alguns desses métodos são eficientes, auxiliando, inclusive, na higienização do vaso: o bicarbonato de sódio, por exemplo, é um desentupidor natural muito conhecido, pois possui propriedades que corroem sujeira, principalmente quando associado ao vinagre e água quente”. Ele afirma que existem outras formas de desentupimento no vaso sanitário, como, por exemplo, o uso de desentupidor de borracha, que faz a movimentação do lixo preso nas tubulações, através da pressão e sucção e o uso de uma mangueira de lavadora doméstica de pressão: “estas são boas maneiras de desentupir um vaso, porém, quando nada disso for suficiente, é necessário auxílio profissional”. 

Desentupidora de vaso sanitário em São Paulo

O entupimento de vaso sanitário dá sinais claros de problema nas tubulações, quando a água não escoa ou escoa lentamente, enchendo o vaso sanitário, chegando a transbordar e o vaso sanitário exala mau cheiro. Nestes casos, é necessário o auxílio profissional, que analisa, pois são empresas profissionais e capacitadas de equipamentos que fazem a análise das tubulações e promovem a limpeza e desentupimento do vaso sanitário e do esgoto. Rodrigo alerta que a melhor forma de evitar entupimentos é de forma consciente: “não descarte lixo no vaso sanitário, nem mesmo fios de cabelo ou restos de sabonete. Todos esses detritos juntos e misturados com outros resíduos, como óleo de cozinha, podem causar grandes obstruções no sistema de esgoto residencial. Reciclagem e lixo no lixo é a melhor forma de garantir um vaso sanitário mais funcional”.