Custo Brasil: As dificuldades que encarecem o ambiente de negócios no país

O Custo Brasil é um termo que se refere às dificuldades estruturais, burocráticas e econômicas que encarecem e comprometem os novos investimentos, bem como pioram o ambiente de negócios no Brasil. Um estudo desenvolvido pelo Movimento Brasil Competitivo em parceria com o Governo Federal mapeou o peso do custo adicional enfrentado pelas empresas brasileiras em comparação com os países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

O estudo utilizou uma metodologia que analisou os principais obstáculos à competitividade do setor produtivo brasileiro em 12 áreas consideradas vitais para a competitividade empresarial. Foram elencados indicadores nessas áreas, buscando identificar o peso relativo de cada elemento do Custo Brasil.

Para cada indicador analisado, foi calculada a diferença entre a posição brasileira e a média de produtividade da OCDE. O objetivo era estimar o custo real enfrentado pelas empresas brasileiras e avaliar qual seria a redução de custos caso o país tivesse o nível médio da OCDE em todos os 12 temas.

Os indicadores abrangiam áreas como abertura de negócios, financiamento, capital humano, infraestrutura, acesso a insumos básicos, ambiente jurídico e regulatório, integração com cadeias produtivas globais, tributação, acesso a serviços públicos, inovação, competição justa e encerramento de negócios.

A atualização do cálculo do Custo Brasil para 2021 contou com a parceria técnica da Fundação Getúlio Vargas e utilizou os dados mais recentes disponíveis. Os valores foram calculados com base nas fontes e métodos da edição anterior do estudo para manter a comparabilidade.

O estudo revelou que o Custo Brasil representa 19,5% do PIB do país em 2021. Dentre os indicadores analisados, o custo para abrir um negócio foi um dos que mais aumentaram, principalmente devido ao aumento do custo de abertura de empresas no Brasil. Embora o tempo para abrir um negócio tenha sido reduzido, o indicador ainda sofreu aumento devido ao maior número de empresas abertas.

No eixo de financiamento de negócios, mesmo com a redução do spread bancário e o aumento do volume de crédito, o aumento do Risco-Brasil elevou o custo de captação das empresas brasileiras. O estudo destacou a importância de melhorar o acesso ao crédito no Brasil em comparação com os países da OCDE.

Em suma, o Custo Brasil continua sendo um obstáculo para a competitividade e o crescimento econômico do país. É fundamental adotar medidas para superar as dificuldades estruturais, burocráticas e econômicas que encarecem o ambiente de negócios, visando atrair investimentos e promover a prosperidade empresarial.

baixe o pdf aqui – https://abracd.org/wp-content/uploads/2023/05/Estudo-Custo-Brasil.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.