Confiança da Indústria para lançar produtos sobe 9,9% em 2022

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil acaba de anunciar a abertura dos dados referentes ao desempenho da indústria de transformação em 2022. Segundo o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial as indústrias solicitaram 9,9% mais códigos de barras para lançar produtos no ano passado, se comprado ao ano anterior. Os pedidos ocorreram principalmente no segundo semestre, o que demonstra o resgate de um padrão de comportamento mais próximo do normal.

O índice é divulgado desde 2016 e mede a intenção de lançamento de produtos no Brasil por meio dos pedidos de códigos de barras pelas indústrias. Sendo assim, antecede a própria produção industrial.

Na figura do gráfico é possível perceber que o segundo semestre concentrou maior número de lançamentos, o que fez com que a expectativa para esse ano seja ainda mais positiva.

Segundo Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, “no comparativo trimestral, é possível observar que os resultados do segundo e terceiro trimestres foram essenciais para o crescimento observado no ano”. “O comportamento do índice ao longo de 2022 mostrou uma movimentação mais próxima da sazonalidade original do indicador, o que nos mostra um retorno aos padrões de normalidade.”

Distribuição por regiões

Em quatro das cinco regiões brasileiras o índice de lançamento de produtos apresentou crescimento no acumulado do ano passado – Centro-Oeste, Norte, Sul e Sudeste. A queda foi apontada apenas na região Nordeste, de 1,2%.  Na avaliação trimestral, destacam-se as regiões Norte e Sudeste, com crescimento de 92% e 48,1%, respectivamente, no quarto trimestre de 2022.

Setores da indústria

Quanto aos setores da indústria analisados pela associação, os resultados também apresentaram crescimento no quarto trimestre. No resultado anual, dos setores avaliados apresentaram crescimento: Produtos Diversos (35,6%) e Vestuário (19,5%). O setor têxtil também apresentou crescimento, mas em menor volume (6,5%). Os setores de Alimentos e Bebidas, ainda que apresentando crescimento no quarto trimestre, acumulam redução de 11,2% e 15%, respectivamente.

Expectativa para 2023

O panorama positivo para 2023 é reforçado por outro levantamento da associação, que é a Taxa de Retração Industrial, um indicador criado com base no número de empresas que encerram seu portfólio de produtos. Neste caso, a estatística é de que nos últimos 12 meses houve queda de 8,2% no indicador de que empresas encerraram seus portfólios de produtos. Em janeiro, menos 2,6% das empresas encerraram seus portfólios, quando se compara o resultado de dezembro de 2022. Ou seja, o cenário é de estabilidade na oferta de produtos e expectativa de novidades pela frente.

Sobre a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. A entidade conta com cerca de 58 mil associados que representam 36% do PIB nacional e 12% dos empregos formais. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. Mais informações aqui.