Como começar a aprender Estatística e Ciência de dados.

Este post é resultado de várias perguntas que me enviam sobre como ingressar nesta área tão promissora: a ciência de dados, seja por querer mudar de área de atuação ou até mesmo um amor a primeira vista quando ouviram falar da mesma.

Eu resolvi consolidar as respostas em um único post para que sirva de orientação aos ingressantes na área.

Meu conselho para ingressar nessa área:

Existem muitos cursos gratuitos e muito bons no Coursera, edX, Datacamp, Data Science Academy, assim como pagos também, comece por ai.

Há pouco tempo no LinkedIn eu falei sobre a grade de Estatística e Data Science que montei para estudar de casa com cursos totalmente gratuitos, assim que eu pedi demissão do meu primeiro emprego.

Segue o link :

Grade data Science/estatística:
https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6470289860669304832

Nesse outro Post, eu falo um pouco como foi essa transição depois da faculdade, indico alguns caminhos possíveis a seguir:

Segue o link :

https://www.linkedin.com/pulse/reflex%C3%A3o-thiago-marques/

Explicando um pouco como vocês vão usar a Estatística na Ciência de dados:

A Estatística por si só, não é nada, contudo aliada a uma área de conhecimento ou alguma ciência, se torna uma ferramenta poderosíssima de tomada de decisões!


Amostragem, Estatística Descritiva e Probabilidade:

Você precisa aprender o básico, como coletar os dados, de forma que essa amostra seja representativa da sua população, como resumir os dados, como se estuda o comportamento deles, que distribuição de probabilidade esses dados são provenientes, para que você consiga elaborar hipóteses que serão confirmadas ou refutadas lá na frente, na chamada inferência Estatística.

Inferência Estatística:

Você irá expandir os resultados que obteve por meio de uma amostra, por isso é importante que a amostra seja representativa da população, ou seja resguarde em termos de proporções as características da população, que nada mais é que a coleção de dados , que possuem determinadas características, as quais você quer estudar.

Modelagem Estatística:

Você formulará modelos, que nada mais são que uma redução da realidade, os quais poderão  estimar valores  futuros(fazer predições), baseados no histórico  dos seus dados, observados  alguns pressupostos.

Resumindo, você precisará de:

Estatística descritiva, Amostragem, Probabilidade, Inferência Estatística, Modelos lineares, Regressão logística, Árvores de decisão, Random forest, gradient boosting machine, entre outras técnicas.

Um ponto importante é casar a linguagem de programação com Estatística, siga estudando R ou Python na minha opinião, até hoje, são as melhores e com maiores comunidades para usar em Data Science, aliada as soluções Spark e Hadoop .

Focar em cursos de R, Python, SQL, NoSQL, Hive, Pig, Spark, Hadoop, sempre voltados a análise de dados.

Assim como se aprofundar em TI e Estatística é necessário, o bom Cientista de dados, tem que ser um verdadeiro camaleão! Se adaptar a área de negócios a qual ele está envolvido, de modo que a mesma pode variar constantemente, principalmente se você trabalha com consultoria, estudar as regras de negócio é fundamental! Não só isso, como se comunicar com profissionais de outras áreas, que sacam mais que você do negócio!

Uma boa parte do que vocês precisam, felizmente também se encontra gratuitamente em meu canal de Estatística e Data Science! O Estathifisco!Somos atualmente mais de 4500 inscritos, estamos recebendo muitos feedbacks positivos e espero também que você possa ser o próximo a dar o depoimento! Ou até mesmo o próximo colaborador do Estathifisco! Venha compartilhar conosco a sua experiência! Expandir seus horizontes!

Estathifisco:

www.youtube.com/estathifisco

Conversem com meu Estatibot, ele pode ajudar você a aprender os conceitos da disciplina de Estatística 😀

m.me/EstathifiscoYoutube

Bom, é isso galera! Espero que vocês tenham gostado, agora é montar uma grade de estudos maneira e meter bronca!

Aliás esqueci um ingrediente aqui especial, sabem qual é? Muitas HBC, HBC professor? O que é? Horas Bunda Cadeira! Fundamental para aprender qualquer disciplina na vida! 

Depois me conta se deu certo, qualquer coisa estou à disposição para eventuais dúvidas que tiver.

Espero ter ajudado,

tmj! 😀

abs,

Thiago Marques.

Um comentário em “Como começar a aprender Estatística e Ciência de dados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest