Cibersegurança: avanços tecnológicos transformam a defesa digital

Nos dias atuais, há uma revolução tecnológica que está moldando profundamente a sociedade e a economia. A transformação digital trouxe consigo uma crescente dependência de sistemas e dados digitais, tornando a cibersegurança mais crucial do que nunca. 

Segundo dados da Fortinet, estima-se que 23 bilhões  de incidentes de ataques cibernéticos ocorreram no Brasil até junho de 2023. Os dados e ativos das empresas estão agora constantemente em risco devido a ataques cibernéticos mais complexos envolvendo malware, phishing, aprendizado de máquina e inteligência artificial, criptomoedas e outros.  As organizações então têm empregado as melhores práticas de segurança cibernética para construir resistência e vencer a batalha digital contra o crime cibernético. Algumas incluem segurança de rede, instalação de software de prevenção de malware, configuração segura, gerenciamento de identidade e acesso, uso de IA e AM, etc.

Importância da Cibersegurança na Sociedade Moderna

O mundo de hoje está mais interconectado e tecnologicamente dependente do que nunca. Um estudo do Statista descobriu que, até 2030, provavelmente haverá mais de 29 bilhões de dispositivos de Internet das Coisas (IoT) em todo o mundo, contra 9,7 bilhões em 2020. Como resultado, isso aumentou o volume de ataques cibernéticos que ocorrem na sociedade moderna. 

De acordo com a IBM, o custo médio de uma violação de dados é superior a US$ 4 milhões, tornando o crime cibernético prejudicial para uma empresa. A maioria dos ataques cibernéticos típicos envolve a instalação de spyware ou vírus para danificar o dispositivo do usuário para fins ilícitos, o envio de e-mails ameaçadores com a intenção de roubar credenciais do usuário, a realização de uma injeção de SQL no banco de dados para roubar dados e o uso de engenharia social para persuadir os usuários a contornar medidas de segurança por meio de interações humanas. Assim, medidas de segurança cibernética foram implementadas para salvaguardar os dados das empresas e garantir operações perfeitas.

Markswell Coelho, coordenador da IBSEC – Instituto Brasileiro de Cibersegurança, afirma que:

“Os dados, sem dúvida, são o ativo mais importante de uma organização. A perda de dados é nada menos que um pesadelo para os empresários. Principalmente com o aumento da dependência digital, os dados ficam mais expostos e ampliam as chances de roubo ou perda de dados. Portanto, para que as organizações garantam a segurança dos seus dados, é crucial praticar certas medidas de cibersegurança, como instalação de software antivírus, limitação do acesso a dados, estabelecimento de redes seguras, proteção de seus endpoints e ter um plano robusto de gerenciamento de ataques cibernéticos”.

Principais tecnologias emergentes em cibersegurança

IA e aprendizado de máquina: De acordo com dados da McAfee Labs, o uso de IA e AM na detecção de ameaças cibernéticas aumentou significativamente nos últimos anos. Essas tecnologias permitem que os sistemas de segurança analisem enormes volumes de dados em tempo real, identificando padrões e anomalias que seriam praticamente impossíveis de serem detectados por seres humanos. Além disso, a IA e o AM podem adaptar-se rapidamente às ameaças em constante evolução, tornando-se uma linha de defesa crucial contra ataques sofisticados

Cibersegurança Blockchain: A segurança cibernética Blockchain está ganhando popularidade rapidamente na sociedade moderna. Ele contém recursos integrados para DTL e transparência que auxiliam na resolução dos problemas atuais de segurança cibernética. Além disso, essas características do blockchain auxiliam no gerenciamento da disponibilidade, privacidade e integridade das informações. Como os sistemas blockchain são descentralizados, a perda de um nó não afeta a rede como um todo

Tecnologia em Nuvem: De acordo com a pesquisa do Gartner, até 2025, mais de 85% das empresas adotarão a abordagem cloud-first e, sem a adoção de designs e tecnologias nativas da nuvem, não serão capazes de executar eficazmente os seus objetivos digitais. Ao contrário de manter os arquivos em um dispositivo de armazenamento local ou disco rígido proprietário, o armazenamento baseado em nuvem permite que eles sejam mantidos em um banco de dados remoto até que o dispositivo eletrônico tenha acesso à web; ele pode então acessar informações e aplicativos de software para executá-lo.

Firewalls: Um firewall é uma ferramenta de segurança de rede que monitora todo o tráfego de entrada e saída da rede e decide se permite ou proíbe determinado tráfego de acordo com as regras de segurança estabelecidas. Um firewall pode ser feito de hardware, software ou ambos. As empresas modernas vêem a necessidade de instalar um firewall em seus dispositivos para reconhecer qualquer tipo de interrupção de dados e tomar as medidas desejadas o mais rápido possível.

Cibersegurança: futuro à frente

Segundo Markswell Coelho, “a cibersegurança é uma preocupação inevitável para as empresas há muito tempo. Na realidade, dada a velocidade dos avanços tecnológicos, os hackers também desenvolvem novas técnicas para violações de dados, enfatizando a importância da segurança cibernética”. De acordo com uma análise da Gartner, espera-se que os gastos globais em segurança e gestão de riscos aumentem 11,3% em 2023. 

Mais informações: IBSEC