Aplicativos de WFM são opção para empresas e colaboradores

O dia a dia de uma empresa é marcado por desafios para além de sua relação com os clientes, parceiros comerciais ou órgãos fiscalizadores. Muita gente não sabe, mas os próprios colaboradores demandam do empreendimento uma gestão eficiente, e quem mais sente essa pressão é a equipe de RH (Recursos Humanos). 

Diante disso, oito a cada dez (80%) empresas utilizam pelo menos três ferramentas diferentes de gestão de pessoas em suas rotinas, conforme levantamento da startup Flash. De acordo com a pesquisa, metade das 200 empresas analisadas pretendem trocar ou adquirir novas ferramentas e plataformas que envolvam os processos do RH a fim de unificar as tarefas.

Para Liliana Rocha, Sales & Customer Success Consultant da SISQUAL® WFM, em uma era cada vez mais digital, ferramentas como os portais do colaborador assumem uma função essencial na gestão das empresas. “Desenvolvidos com o objetivo de eliminar totalmente o uso do papel no dia a dia dos gestores de equipes, os portais têm um vasto número de funcionalidades em um ambiente totalmente web e de aplicativo”.

Na visão da consultora de WFM, as soluções móveis materializam, hoje, uma solução assertiva para as empresas que possuem colaboradores em trabalho híbrido ou remoto, com vantagens em todos os setores de atividade, desde a saúde à hotelaria. Segundo um balanço do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), cerca de 20,4 milhões de profissionais atuam em funções que podem ser desempenhadas em casa – cerca de 24,1% do total da força de trabalho brasileira.

“Para as empresas, a utilização de um app do gênero é essencial para a marcação das férias dos colaboradores, por exemplo”, afirma. Ela explica que, por vezes, a elaboração do plano de férias é um “quebra-cabeças” para os empregadores, envolvendo a gestão de muita carga horária: dos colaboradores, das chefias, dos diretores e, sobretudo, do departamento de RH.

“Tendo em conta o tempo gasto com o assunto, os planos de férias, normalmente, acabam por ser mal elaborados por falta de ferramentas de autorização célere e de validação. As ferramentas digitais de WFM são uma alternativa para esta dificuldade”, diz ela. “Entre outras vantagens, digitalizar processos possibilita o controle dos pedidos e oferece aos colaboradores informação e transparência na análise dos seus pedidos”, completa.

Aplicativos de WFM facilitam o dia a dia dos trabalhadores

Para Liliana Rocha, a facilidade de qualquer colaborador de uma empresa em acessar um app móvel de gerenciamento de mão de obra é uma realidade que veio para revolucionar o mercado de trabalho. “Assim, de forma cômoda e sem qualquer restrição de horário, o funcionário  pode efetuar o registro de presença e assiduidade, pedir trocas de horários, justificar ausências, retificar marcações de ponto – incorretas ou esquecidas -, consultar o seu horário e tarefas associadas, tudo à distância de um click”.

A Sales & Customer Success Consultant da SISQUAL® WFM destaca ainda que todos os pedidos que são efetuados em um portal do gênero ficam registrados, sendo necessário uma aprovação – ou não aprovação -, mas sempre com algum fundamento. “Desta forma, os colaboradores se sentem mais envolvidos no processo de decisão, aumentando a aderência aos planos”. 

Ferramenta facilita o acesso à informação

Outro ponto positivo citado por Liliana Rocha é que o portal disponibiliza ao colaborador a consulta de saldos atualizados. “Pense no número de chamadas e e-mails que uma empresa já recebeu de seus colaboradores para questionar o saldo atualizado de férias”, articula.

A consultora de WFM da SISQUAL® WFM explica que em um portal do colaborador essa informação [saldo de férias] está sempre atualizada e disponível para consulta. “Se pretende desburocratizar os processos e dar mais qualidade de vida aos seus colaboradores, os aplicativos de WFM são uma ferramenta essencial”, diz.

Para mais informações, basta acessar: https://www.sisqualwfm.com/