Entrevista com um Cientista de dados “roots” – João Leitão

1) Peço que se apresente, quem é o João?

Dr. João Leitão

Sou graduado em engenharia química, mestre em engenharia mecânica e doutor em engenharia hidráulica e ambiental. Entretanto, venho direcionado esforços para o estudo da estatística direcionada a problemas envolvendo big data e machine learning que são os temas que eu mais tenho afinidade. 

2) Quais cursos você ministra ou ministrou? Como está a qualidade cognitiva dos alunos?

Já ministrei cursos em departamentos de pós-graduação (mestrado e doutorado) na faculdade no qual eu me formei (Universidade Federal do Ceará) e atualmente ministro cursos para repartições públicas e fundações que vem me convidando para ser docente. Os alunos, em geral, possuem boa capacidade de aprendizado.

3) Como foi a sua experiência concluindo um mestrado e um doutorado?

Experiência extraordinária, um crescimento pessoal, profissional e acadêmico sem precedentes. 

4) Como você vê o empreendedorismo na área de data science e análise de dados?

Um ramo altamente promissor, devido o advento da “big data” e do aprimoramento das técnicas disponíveis, dentre elas o machine learning e a estatística multivariada.

5) Conte um pouco sobre sua perspectivas para o futuro.

Venho somado esforços com um grupo de sócios para a fundação de uma empresa de gestão de dados médico e hospitalares que busca unificar os dados da saúde pública e particular no país. Busco usar conhecimentos de estatística computacional para observar padrões nos dados e desta formular políticas de ação dentro da empresa. Paralelamente a isto ministro cursos presenciais e on line na área de data scientist e presto consultoria a empresas.

6) Qual é a sua opinião sobre a ética no uso das informações e de inteligência artificial para o futuro?

Deve ser utilizado com moderação visando primordialmente a acurácia na tomada de decisões que tragam benefício para o público alvo. É essencial a observância de legislações como a “lei de proteção de dados” e as demais.

7) Suas considerações finais

Venho mostrar interesse em acrescentar conteúdo a comunidade desta forma tornar ferramentas de estatística computacional mais fáceis de utilizar visando a resolução de problemas práticos visando o bem estar comum.  desde já agradeço
abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.