A Feira de Segurança Eletrônica de Las Vegas 2024 trouxe insights valiosos sobre as tendências e inovações do setor. Um dos principais temas discutidos na feira foi a inteligência artificial (IA), amplamente abordada, embora ainda não tenha ficado claro como as soluções de IA serão aplicadas de forma prática. A privacidade também é uma preocupação crescente, especialmente com o aumento do uso de reconhecimento facial nos sistemas de controle de acesso.
Nos EUA, o uso generalizado de sistemas de alarme monitorado é uma realidade, gerando uma demanda significativa por serviços de monitoramento. As empresas de lá se destacam pela eficiência operacional e processualização dos serviços, o que permite lidar com um grande número de contas com uma equipe reduzida.
Além disso, houve uma tendência crescente em soluções ativas de segurança, visando combater criminosos e mitigar perdas. Essas soluções incluem desde sirenes avançadas até atuadores que geram neblina para impedir a visibilidade em ambientes suscetíveis a roubos.
Para Adalberto Bem Haja, CVO da Bycon, outro ponto importante foi a presença de integradores de sistemas, que desempenham um papel fundamental na implantação das soluções nos clientes finais. “Antigamente, as feiras eram dominadas exclusivamente pelos fabricantes, mas hoje é comum ver a presença dos integradores, pois são eles que estão diretamente em contato com os clientes finais, entendendo suas necessidades e oferecendo soluções sob medida”, explica.
No entanto, mais do que apenas tecnologia, a feira destacou a importância do networking e relacionamento na indústria de segurança eletrônica. Os eventos do setor estão evoluindo para focar em facilitar negócios efetivos, promovendo discussões produtivas e interação entre os participantes, o que será muito o propósito do Seg Summit 2024 que acontecerá em 23 de outubro de 2024, no Distrito Anhembi, em São Paulo.