Um dos fatores mais importantes na hora de contratar um pacote de internet é a velocidade de internet. Atualmente no Brasil existem muitas ofertas de pacotes de internet com diferentes benefícios, mas é importante entender as características do plano e os detalhes sobre a velocidade da internet oferecidas pelas operadoras de telecomunicações.
A velocidade de internet determina o valor da mensalidade dos pacotes de internet e também dos combos oferecidos pelas operadoras. Se você contratar algum plano que não tenha uma boa velocidade, você terá dificuldades de acessar as suas redes sociais, assistir filmes e séries nas plataformas de streaming, como por exemplo, Netflix. Uma boa dica é fazer um teste de internet.
Se você quer evitar problemas de internet lenta, na hora de optar a velocidade do plano de internet avalie os seguintes pontos:
- Quantidade de pessoas que irão usar a internet na sua casa
- Se você assiste conteúdos em plataformas de streaming
- Se você faz download de vídeos e filmes
- Se você usa a internet para jogar online
- Velocidade de download e upload de arquivos
Existem três tipos de perfis de consumo de internet, básico, médio e potente, veja abaixo as características de cada perfil.
- Perfil básico: de 1MB a 5MB por usuário. Normalmente usa a internet para acessar as redes sociais, assistir vídeos no YouTube e ver seus emails.
- Perfil médio: de 5MB a 10MB por usuário. Este tipo de perfil usa as redes sociais para assistir séries e filmes, acessar redes sociais, verificar os emails, baixar séries e filmes, acessar serviços como o Dropbox.
- Perfil potente: de 10MB a 15MB por usuário: utiliza a internet para as mesmas funções que os anteriores perfis e também para jogar online.
O perfil foi analisado por usuário, ou seja, se na sua residência moram 3 ou mais pessoas, você precisa fazer a multiplicação segundo o perfil de consumo de cada usuário. Antes de contratar um plano, compare os pacotes de internet para estar por dentro das ofertas e entender qual operadora melhor atende às suas necessidades.
Seja o primeiro a comentar