10 aplicativos que ajudarão você a aprender ciência de dados

Partindo do princípio que as pessoas estão migrando ou utilizando dispositivos móveis com mais intensidade, pensei que seria coerente sugerir alguns aplicativos que podem ser úteis para iniciar ou mesmo complementar seu conhecimento em análise de dados.

Particularmente, em situações que não estou diante da minha máquina, procuro usufruir da praticidade e flexibilidades dos apps do meu smartphone para aprender e/ou consolidar novos conceitos relacionados a linguagens, ferramentas, métodos, técnicas e assim por diante. Então, vamos começar!

1. DataCamp

É um dos apps mais populares para data science, mais especificamente para linguagens como SQL, R e Python. Por meio do aplicativo, você pode aprender de forma totalmente interativa através de desafios (seguindo a ideia do gamification) visando entreter e engajar o usuário. É gratuito mas existem alguns recursos pagos. Disponível para Android e IOS. Review:

Resultado de imagem para datacamp app
Download: https://www.datacamp.com/mobile

2. Data Science 101 – Machine Learning Tutorials

Com uma interface simples o app oferece possibilidade de você estudar algoritmos de aprendizagem de máquina (Regressão linear, KNN, Árvores de decisão, etc.), analisar e realizar download de alguns códigos disponíveis na linguagem Python assim como algumas estudar referências base para complementar seu aprendizado. Disponível no Google Play.

Cover art
Download: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.successcrazzy.datascience101&hl=en_US

3. Juno for Jupyter

Você pode conectar ao server do Jupyter utilizando esse aplicativo e assim usufruir de um completo ambiente de desenvolvimento diretamente pelo smartphone. Tudo isso configurado a partir de um ambiente em cloud. O kernel do Jupyter fornece opções de autocomplete para a linguagem de programação facilitando o desenvolvimento de aplicações assim como alguns tutoriais básicos de bibliotecas Python (ex.,
Matplotlib, NumPy, SciPy). Disponível para IOS.

Resultado de imagem para juno for Jupyter
Download: https://itunes.apple.com/us/app/juno-for-jupyter/id1315744137?mt=8

4. Data Science Academy

É um aplicativo que contém uma série de vídeos atualizados com rico conteúdo sobre Data Science. Os cursos gratuitos são de alta qualidade e certamente indicado tanto para usuários iniciantes quanto aqueles que estão mais avançados. Os cursos também possuem alguns materiais adicionais para complementar seu conhecimento. Além disso, ao concluir o curso você poderá fazer uma avaliação para obtenção de um certificado de forma gratuita.

Resultado de imagem para data science academy
Download:
Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.learnworlds.datascienceacademy&hl=pt_BR
IOS: https://itunes.apple.com/br/app/data-science-academy/id1083163464?mt=8

5. Solo Learn

É um aplicativo que oferece amplo conteúdo, tais como referentes a linguagens como Kotlin, Python, SQL, Aprendizagem de máquina, etc. O formato de aprendizado proposto pela ferramenta é: conceito + exemplo + prática. Existe a possibilidade de você executar código a partir de um editor integrado ao app. Ao final do curso você poderá obter um certificado gratuito. Disponível para Android e IOS.

Arte da capa
Download: https://www.sololearn.com/

6. QPython3 – Python3 for Android

Python é uma das linguagens mais utilizadas para análise de dados. O QPython3 é um aplicativo que fornece um editor e console integrado para que você execute aplicações Python diretamente pelo dispositivo móvel. O aplicativo também contém gerenciador de bibliotecas para que você as utilize sempre que necessário. Disponível para Android.

Imagem relacionada
Download: https://play.google.com/store/apps/details?id=org.qpython.qpy3&hl=pt_BR

7. Udacity

A Udacity oferece alguns cursos gratuitos voltados para Data Science e Inteligência Artificial. O aplicativo fornece a possibilidade de você baixar as aulas e depois assisti-la sem necessidade de estar conectado à internet. Além disso, você pode assistir aos vídeos e fazer os exercícios propostos. A solução dos exercícios é apresentada de forma subsequente. Disponível para IOS e Android.

Arte da capa
Download: https://www.udacity.com/mobile

8. Khan Academy

Este app não poderia ficar de fora, não é verdade? A Khan Academy é uma das plataformas mais populares de ensino. Conhecer os fundamentos matemáticos e estatísticos também é algo imprescindível para o cientista de dados. Por intermédio deste app, você poderá estudar on/off-line, assim como acompanhar seu progresso de aprendizagem. São vídeos e exercícios interativos que você poderá assistir e que lhe ajudará a assimilar conceitos importantes. Disponível para Android e IOS.

Arte da capa
Download:
Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=org.khanacademy.android&hl=pt_BR
IOS: https://itunes.apple.com/us/app/khan-academy/id469863705?mt=8

9. Lumosity

Uma das habilidades mais requeridas para um cientista de dados é a capacidade de resolver problemas. Para isso, é necessário que você sempre mantenha seu raciocínio lógico apurado. Este aplicativo oferece um programa de treinamento cerebral de forma que você lide com desafios divertidos, através de recursos como jogos de desafio, memória, raciocínio lógico e assim por diante. Disponível para Android e IOS.

Arte da capa
Download:
Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.lumoslabs.lumosity&hl=pt_BR
IOS:
https://itunes.apple.com/us/app/lumosity-daily-brain-games/id577232024?mt=8

10. Coursera

Uma das mais tradicionais plataformas para aprendizagem também aparece nesta lista. O aplicativo fornece diversos cursos gratuitos que incluem Programação, Aprendizado de Máquina e Ciência de Dados. Você pode assistir aulas em vídeo e baixá-los para seu dispositivo móvel para assistir off-line sempre que desejar. Grande parte dos cursos possuem legenda e são oferecidos por grandes universidades ao redor do mundo. Disponível para Android e IOS.

Arte da capa
Download:
Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=org.coursera.android&hl=pt_BR
IOS:
https://itunes.apple.com/us/app/coursera-top-online-courses/id736535961?mt=8

Existem outros aplicativos que poderiam figurar na lista. Entretanto, estes que citei certamente fornecerão um ótimo suporte em sua jornada.

Se você lembrou de algum outro aplicativo que poderia figurar nesta lista, sugira nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.